FMCG Vinhos

Alentejanos reforçam liderança de mercado

Por a 12 de Junho de 2007 as 2:00

vinhos.jpgQuase metade dos vinhos com Denominação de Origem consumidos em Portugal são produzidos no Alentejo. Na realidade, independentemente de se tratar da Grande Distribuição ou do canal Horeca e de se falar de vendas em volume ou em valor, o resultado é sempre o mesmo: os “Vinhos do Alentejo” são os líderes incontestados do mercado nacional, com quotas que variam entre os 43,54 e os 47,96%. Os dados são da ACNielsen e dizem respeito ao ano móvel 2006/07. Na realidade, no cômputo geral das vendas na Grande Distribuição e no canal Horeca, só as regiões do Alentejo e do Algarve aumentaram as suas vendas: A primeira com mais 3,10% e a segunda com uns menos expressivos 0,10%. «Sem os cerca de quatro milhões e trezentos mil litros de vinhos vendidos a mais pelos vinhos alentejanos, o mercado português teria entrado em recessão», refere o comunicado da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA)

As razões para este incremento são várias, atrevendo os responsáveis da CVRA a considerar as seguintes: «O serem suaves, encorpados e frutados, características que vão de encontro aos gostos dos consumidores; a excelente relação qualidade/preço e as campanhas promocionais de que são alvo».

Assim, as vendas em volume na Grande Distribuição e no Canal Horeca totalizaram 74.705.853 litros de vinho vendido, sendo 34.226.944 de Vinhos do Alentejo, o correspondente a 45,82% de quota de mercado, mais 3,10% que no período homólogo anterior.

Os Vinhos do Alentejo foram responsáveis por 47,48% das vendas em valor na Grande Distribuição e no Canal Horeca, com um volume de negócios de 149.266.817 de euros, mais 0,40% relativamente ao período anterior. No total das regiões, o volume de negócios foi de 314.410.577 euros, mais 22.253.832 que no ano móvel anterior, sendo de referir que quatro das nove regiões demarcadas baixaram o volume de negócios.

No caso específico da Grande Distribuição, as vendas em volume dos Vinhos do Alentejo foram de 25.507.327 litros de vinho, correspondentes a uma quota de mercado de 46,31%, mais 4,83% em relação ao período homólogo anterior. No total das regiões foram vendidos 55.074.022 litros, mais 3.463.715 que no ano móvel anterior, sendo que só mais uma região acompanhou a tendência de subida do Alentejo.

Ainda na Grande Distribuição, mas no que toca às vendas em valor, os Vinhos do Alentejo representaram um volume de negócios de 75.382.024 euros, mais 1,71% em relação ao período homólogo anterior e o equivalente uma quota de mercado de 46,78%. O volume de negócios de todas as regiões foi de 161.141.576 euros, em vez dos 154.427.598 do ano móvel anterior.

Já em relação ao Canal Horeca e no que diz respeito às vendas em volume, os Vinhos do Alentejo conquistaram uma quota de 43,54%, relativo a 8.719.921 litros. No total das regiões, apenas foram vendidos mais 949.578 litros de vinho.

Finalmente, ainda relativamente ao Canal Horeca, mas em relação às vendas em valor, o volume de negócios dos Vinhos do Alentejo foi de 73.883.979 euros, correspondente a uma quota de mercado de 47,96%, sendo que o volume de negócios de todas as regiões foi de 154.054.008 euros, mais 15 milhões de litros do que no período homólogo anterior.

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