FMCG Vinhos

Exportações de vinho de qualidade para a Alemanha atingem 20,3% em valor

Por a 15 de Maio de 2007 as 2:00

A ViniPortugal, em parceria com o ICEP, está a promover o seu ciclo anual de provas de vinhos portugueses na Alemanha, acção que envolve mais de 35 produtores que apresentam mais de 250 vinhos de praticamente todas as regiões do país.Depois da apresentação realizada na cidade de Estugarda, no passado dia 7, seguiu-se a sessão de provas em Munique, terminando o ciclo em Hamburgo, sendo que estas provas integram seminários com provas comentadas dirigidos a profissionais do sector e a jornalistas especializados.

Segundo dados do DWI-Deutsches Weininsititut, a importação alemã de vinhos de mesa cresceu o ano passado 7,6% em valor e 2,5% em volume. Portugal ocupa actualmente o 9.º lugar no ranking dos países fornecedores da Alemanha com quotas de 1,4% em valor e 1,0% em volume. «As exportações de vinho de qualidade português (DOC's e Regionais) para a Alemanha tiveram crescimento positivo, tendo em 2006 atingido um aumento superior a 20,3% em valor», afirma Dora Simões, directora-geral da ViniPortugal, responsável pela promoção dos vinhos portugueses neste mercado.

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a ViniPortugal volta a marcar presença na London International Wine&Spirit Fair, a decorrer entre os dias 22 e 24 de Maio na capital inglesa. No stand “Wines of Portugal”, promovido em parceria com o ICEP, vão estar em destaque vinhos de todas as regiões do nosso país, incluindo os da Região Autónoma da Madeira, pela primeira vez presentes neste certame.

«O mercado do Reino Unido é decisivo para o sector, como apontado pelo o Estudo Porter. As exportações para este mercado são fundamentais para aumento global das exportações de vinhos portugueses», salienta Vasco d'Avillez, presidente da ViniPortugal.

De referir que nos dias 22 e 23 de Maio, o conhecido jornalista Charles Metcalfe irá conduzir um seminário sobre as castas autóctones portuguesas. Os enólogos Dirk Niepoort, Francisco Albuquerque e Paulo Laureano vão também participar nesta acção através de apresentações das principais regiões vitivinícolas portuguesas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *