FMCG Marcas

Estudo revela expansão de azeite face a crise no vinho

Por a 7 de Maio de 2007 as 2:00

Um estudo recente elaborado pela Universidade de La Rioja, em Espanha, demonstrou que o sector do azeite se encontra em expansão face à crise verificada no consumo do vinho.O engenheiro agrónomo Juan Carlos Sancha, responsável pelo estudo, destaca o aumento do consumo de azeite nos últimos quinze anos, por todo o mundo, assim como a descida da produção do mesmo na Europa. Passou-se de um consumo de 1,5 milhões de toneladas em 1990 para 3 milhões em 2005. No entanto, se em 1990 75% do consumo de azeite era de países europeus, hoje em dia os valores não superam os 67%.

O estudo relata, também, que na Europa se arrancam vinhas enquanto que noutros países, que surgem como novos produtores, se cultiva sem limitações. Até 2013, a UE pretende que sejam arrancados até 400 mil hectares de vinha. Só em Espanha, nos últimos vinte anos foram arrancados 300 mil hectares de vinha, enquanto que, por exemplo, na Austrália as plantações aumentaram 110 mil hectares nos últimos dez anos.

O consumo de azeite tem-se mantido estável, em Espanha, com uma média de consumo de 12 litros por habitante por ano. Relativamente ao vinho, dos 77 litros consumidos por habitante em 1976, em 2006 o consumo desceu para 26 litros.

Segundo Juan Carlos Sancha, o IVA sobre o azeite situa-se em 7% face aos 16% do vinho e, ao contrário do que acontece em países como a Suécia ou França, não existem taxas especiais sobre este último, o que faz com que o produto seja ainda mais caro e menos consumido.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *