FMCG Vinhos

Symington investe 5 milhões na Cockburn

Por a 9 de Abril de 2007 as 17:10

douro

Cinco milhões de euros é o montante que a Symington Family Estates (SFE) vai investir na recuperação de vinhas e adegas da Cockburn, recentemente adquirida à norte-americana Beam Global, até 2012.

Esta aquisição permite à Symington facturar mais de 17 milhões de euros por ano, aumentando a sua quota de mercado no vinho do Porto de 5% para 22%.

Rupert Symington, director-adjunto da Symington, indicou que o volume de negócios consolidado da empresa atingiu cerca de 85 milhões de euros no ano passado, o equivalente a um aumento de cerca de 15 milhões de euros comparativamente a 2005. O responsável, em declarações à agência Lusa, referiu que «Apesar de não sermos os maiores em termos de volume, neste momento, somos de certeza os maiores em termos de produção de vinhos de qualidade superior». De referir que a empresa, actualmente, controla 36% das categorias especiais de Vinho do Porto.

O director-adjunto avança ainda que a Cockburn tinha 4 adegas a necessitar de «imenso investimento» e, mesmo não sendo a altura ideal para investir, as mesmas serão remodeladas para o nível das já existentes na SFE. Rupert Symington menciona a falta de investimento que a empresa vinha sentindo, pelo que foi inevitável adquirir os activos da Cockburn para passar a uma fase de modernização e remodelação «A minha família tem investido imenso na pesquisa de novas tecnologias, nomeadamente através da introdução de lagares robóticos, uma máquina que procura reproduzir a pisa tradicional, com as vantagens nomeadamente ao nível do controlo da temperatura e higiene».

A compra dos activos da Cockburn à Beam Global teve início no ano passado, após a decisão de manter a marca e alienar a produção a um fornecedor de vinhos de alta qualidade: Symington. A aquisição deve representar cerca de um stock de 30 mil pipas de vinho, cerca de um terço do stock da Symington.

A Beam Global continua a gerir a estratégia comercial, o marketing, as vendas e a distribuição, sendo a SFE a fornecedora a preços definidos num prazo de 20 ou mais anos.