FMCG Marcas

Raisio Benecol recebe prémio

Por a 9 de Abril de 2007 as 17:02

A Raisio Benecol, responsável pelo desenvolvimento do ingrediente do Benecol para prevenção do colesterol, recebeu o Prémio Frost e Sullivan 2006 pela liderança na estratégia de desenvolvimento de marca. A Raisio Benecol desempenhou um papel importante ao desenvolver um mercado europeu de fitosterol actualmente avaliado em cerca de 150 milhões de euros.

O Benecol, lançado em Portugal em 2003, é hoje «líder de mercado com uma quota de 36,4% entre os produtos concorrentes, marca pioneira e a única sem açúcar, recomendada por médicos e apoiada pelo Instituto Português de cardiologia Preventiva», refere a empresa.

Em 2005, Raisio Benecol teve uma quota de 29% no mercado europeu de fitosterol e hoje é vista como uma verdadeira marca global dentro do seu segmento. De acordo com Frost & Sullivan, Raisio Benecol recebeu o prémio por «demonstrar provas de crescimento superior de mercado bem como o facto de ser a combinação de um produto único com estratégias de comunicação e qualidade, baseado em “plant stanol ester”».

A empresa também adoptou um número de estratégias-chave que ajudaram a aumentar a base de clientes e melhoraram a performance da marca. «O sucesso da mesma pode também ser atribuído à forma como Raisio Benecol ajudou os parceiros da indústria alimentar a trabalhar cooperativamente para o benefício de Benecol enquanto marca, a nível local e global», salienta a empresa.

«Um factor de sucesso», refere Titta Ezra, vice-presidente de Marketing na Rasio Benecol, foi «o estabelecimento de parcerias fortes com todas as partes interessadas, dos fornecedores aos parceiros da indústria alimentar. Em conjunto com os nossos parceiros conseguimos criar um ambiente positivo para as nossas mensagens relativas a saúde». Os parceiros da Raisio Benecol produzem mais de 10 tipos diferentes de produtos alimentares que são vendidos em mais de 20 países sob a marca Benecol.

A Raisio Benecol promoveu o nome da marca nos mercados de alimentação fitosterol e funcional, através de uma panóplia de canais mediáticos, potenciando a divulgação de informação sobre a natureza do ingrediente alimentar Benecol (plant stanol ester) e seus benefícios junto das autoridades competentes da área, nomeadamente profissionais de bem-estar, fabricantes de comida, retalhistas e os próprios consumidores.

A Raisio Benecol tentou educar os consumidores quanto aos benefícios dos estanóis ao promover um site da empresa, o www.benecol.net, além de proporcionar grande número de conferências e mostras de comércio.

De referir ainda que a Raisio Benecol licencia a marca Benecol e vende o ingrediente a empresas alimentares mundiais.