FMCG Marcas

Comer fora sai caro

Por a 5 de Abril de 2007 as 15:41

horeca

O preço da alimentação em restaurantes e cafés aumentou, desde 2004, cerca de 8%, sendo os lisboetas os que mais pagam pelas refeições. Segundo os dados divulgados pela ARESP (Associação da Restauração e Similares de Portugal), o custo médio de um prato de peixe é agora de 14,5 euros enquanto que os pratos de carne rondam os 10,8 euros. No total da refeição, sem bebidas mas com sopa e sobremesa, o preço médio é de 16,7 euros.

Os valores da ARESP apontam para uma subida de 0,9%, no último ano, nos produtos de cafetaria e pastelaria (café, bolos, sandes, entre outros), sobretudo devido ao aumento do preço das bebidas (2.3%).

Na análise conjunta de Portugal, Espanha e França, o país vizinho foi o que registou o maior aumento da subida de preços na alimentação fora de casa: 6,7% desde 2005. Em Portugal, nos últimos dois anos, a evolução foi de 4,9% e em França de 4,4%.

Os consumidores pagam mais pelas refeições, no entanto, também os estabelecimentos estão a pagar mais pelos produtos alimentares que comercializam. A ARESP, segundo informações do INE (Instituto Nacional de Estatística), concluiu que o cabaz de produtos alimentares (carne de porco, vaca e borrego, leite, óleos e gorduras, açúcar, manteiga, café e água mineral), registou uma subida de 5,8% entre 2005 e 2006. Um valor que se revela superior a França (5,3%) e inferior a Espanha (8,9%).

A subida de preços é justificada com o aumento das taxas municipais, impostos e matérias-primas, informa o Diário de Notícias segundo fonte da ARESP.

Consequentemente, o número de clientes por estabelecimento baixou cerca de 0,71% entre Janeiro de 2006 e Fevereiro de 2007, com a quebra a ser mais notada, sobretudo, nos jantares (1,23%).