Veículos

Para a terra, mas com classe

Por a 30 de Março de 2007 as 19:04

 Nissan Navara

Se existem veículos que dão gozo serem conduzidos em estrada, existem outros que fora de estrada estão no seu “habitat” natural. Este é o caso da Nissan Navara Pilot ensaiada para esta edição do jornal Hipersuper. Tivemos oportunidade de confirmar as aptidões para a estrada, mas fundamentalmente o à vontade com que esta Navara Pilot se comporta fora dela, não cedendo a qualquer exigência que fora solicitada.

Tratando-se de uma edição especial e limitada, apresentada em ante-estreia no último Salão Internacional do Automóvel de Lisboa, a Navara Pilot é detentora de uma presença inconfundível na estrada, deixando antever o que esta 4×4 é capaz de realizar fora do alcatrão, constituindo a companhia ideal para quem necessite de realizar algumas tarefas na terra. Herdeira mais recente da tradição da marca que “inventou” este segmento – ao qual o seu produto emblemático, a PickUp, acabou por “emprestar” o nome – a Navara beneficia da apurada engenharia Nissan para trazer para este mercado novas características.

A Navarra Pilot apresenta-se com uma frente de design arrojado e aerodinâmico, conferindo-lhe ao mesmo tempo um ar elegante, destacando-se as barras cromada em V e o logótipo Nissan, transmitindo uma enorme segurança off-road.

O sistema de fixação de carga “C-Channel” na caixa é constituído por calhas posicionadas em “C” no piso, na antepara e nas laterais da plataforma de carga para acomodar, de forma segura, praticamente qualquer tipo de objecto. Dispositivos de fixação deslizantes e auto trancáveis, podem ser ajustados para uma posição ideal.

Ainda no exterior, a Navara Pilot, para além do design aerodinâmico e robusto, está equipada com pára-choques da cor da carroçaria, barras de tejadilho, estribos tubulares, jantes de liga leve de 16″, vidros escurecidos, espelhos retrovisores cromados, pára-choques traseiro com degrau, faróis de nevoeiro.

O chassis de longarinas F- Alpha é construído em aço da máxima resistência para uma duração ainda maior, sem acréscimo de peso. Esta resistente estrutura com elementos cruzados e unidos entre si através de pontos de soldadura, dão à Navara força e resistência para suportar cargas pesadas e transportá-las para qualquer lado.

No interior vamos encontrar várias soluções de arrumação, capazes de transportar pequenos objectos de forma tão eficiente como os de maior dimensão. O interior é mais confortável, muito devido ao revestimento alcatifado, ideal para proporcionar conforto, mas algo inadequado para quem deseja fazer grande incursões fora de estrada.

Ar condicionado automático dual-zone, vidros eléctricos, acabamentos em alumínio, banco traseiro rebatível, com divisão 60:40, banco do condutor com apoio lombar e ajuste em altura, são algumas das opções que equipam esta versão Pilot da Navara. Além disso, o Pack IT agrupa o sistema de navegação exclusivo Nissan Birdview com reconhecimento de voz – em português -, sistema Bluetooth e sistema de som Bose Premium com leitor de MP3, entre outros. Para as performances da Nissan Navara Pilot em muito contribui o motor diesel 2.5 common rail que debita uns impressionantes 171 cv, tornando, de acordo com a marca, esta Navara na mais potente dentro do seu segmento. Com um binário de 403 Nm, a Navara pode puxar até 2,3 toneladas, podendo carregar 1.550 quilos de carga útil.

Com uma excelente relação de caixa, a opção de filtro de partículas nas versões a diesel debitando um maior binário dirigido às rodas, dá ao condutor da Navara mais controlo nos terrenos difíceis. Isto significa que pode experimentar toda a potência do motor – quer seja a conduzir em auto-estrada ou a explorar um trilho inclinado. Mas para além de design, força, robustez, conforto e potência, a Nissan Navara Pilot proporciona uma condução segura. As zonas de impacto de deformação progressiva à frente e atrás, foram concebidas para absorver a energia resultante de um impacto ajudando a proteger a reforçada zona central e, desta forma, os seus ocupantes. Airbag do condutor e passageiro, bem como airbags de cortina e laterais providenciam uma barreira de segurança suplementar.

No capítulo da segurança activa, a Navara Pilot equipava distribuição electrónica da força de travagem (EBD), repartindo assim o esforço de travagem entre a frente e a traseira para uma melhor eficácia. Ao mesmo tempo, o sistema anti-bloqueio das rodas (ABS) permite manter o controlo do veículo.

Por último, a Nissan Navara está disponível nas versões de cabina dupla e nos dois graus de equipamento, Pilot (33.800 euros) e Pilot IT (36.300 euros).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *