FMCG Marcas

ASAE fecha um restaurante por dia

Por a 30 de Março de 2007 as 16:53

Independência garantida

De Janeiro de 2006 até hoje foram encerrados 500 restaurantes pela Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE), o que perfaz uma média de um restaurante por dia.

O nível de deficiência das condições higiénicas era de tal forma que obrigou ao encerramento dos estabelecimentos por apresentarem uma ameaça à saúde pública e segurança dos consumidores.

«Só tomamos uma decisão destas em casos extremos, quando está em causa a saúde pública», referiu Manuel Lage, porta-voz da ASAE, em declarações ao Diário de Notícias. «Não fechamos um restaurante por falta de alguma condição técnico-funcional, como ter um caixote do lixo se pedal ou colheres de pau. Nestes casos fazemos uma recomendação ou levantamos uma contra-ordenação», adiantou.

Apenas em situações onde a cozinha tem baratas, em que existe sujidade ou gordura acumulada ou quando os alimentos estão lado com detergentes ou em mau estado, os inspectores tomam a decisão de encerramento. Após o enceramento, o responsável é notificado acerca das violações e orientado para a obrigatoriedade de alteração das mesmas «Normalmente, em 24 horas fazemos uma nova inspecção e na maioria dos casos levantamos a suspensão», concluiu Manuel Lage.