Não Alimentar

Lucros Bosch sobem 2% em Portugal

Por a 27 de Março de 2007 as 17:49

hormann

As vendas do grupo Bosch no mercado português cresceram para os 251 milhões de euros em 2006, uma subida de 2% face ao ano anterior. As exportações também subiram cerca de 2%, para os 763 milhões de euros, reforçando a posição da empresa no ranking dos 10 maiores exportadores portugueses.

O grupo Bosch tem seis subsidiárias em Portugal, que tiveram um volume de vendas de 857 milhões de euros, sendo que 89% foram para exportações e 11% ficou no mercado nacional. Em relação às vendas por sector de negócio, 62% derivam da tecnologia automóvel, 25% dos bens de consumo e 13% de tecnologia industrial.

«O volume de vendas não teve um crescimento muito grande porque há uma compressão ao nível dos preços para a indústria automóvel, que se repercute nos fornecedores», afirma João Paulo Oliveira, responsável da Bosch em Portugal.

Em 2007 o grupo quer atingir os 920 milhões em volume de vendas e vai investir 10 milhões de euros em Portugal, mais 10% do que em 2006. «A unidade fabril BBT Termotecnologia será a empresa que terá maior volume de investimento, principalmente relacionado com as energias renováveis. Estamos a construir um centro de investigação e desenvolvimento para a área da água quente», continua. O edifício estará construído até ao final do ano e representa um investimento de dois milhões de euros.

Porém, «o grande investimento que vamos fazer é na transferência dos sistemas de navegação da Alemanha para Braga», continua o responsável.

A nível mundial as vendas aumentaram 5% para 43,7 mil milhões de euros. Os impulsionadores deste crescimento foram a região asiática e os sectores de bens de consumo, de tecnologia de construção e de tecnologia industrial. «A nossa estratégia a longo-prazo está a dar resultados muito positivos. Conseguimos expandir significativamente a nossa presença na Ásia e aumentar fortemente o nosso negócio fora da Tecnologia Automóvel», diz Franz Fehrenbach, presidente do Conselho de Administração da Bosch.