Distribuição

Sonae com lucros de 242 milhões e novo CEO

Por a 21 de Março de 2007 as 18:04

sonae

A Sonae SGPS apresentou os resultados relativamente a 2006, aumentando os lucros em 29% para 241,8 milhões de euros. Este resultado representa uma melhoria de 56 milhões de euros face ao exercício de 2005.

O volume de negócios consolidado cresceu 6% em 2006, ascendendo a 4,384 mil milhões de euros. No quarto trimestre, o volume de negócios consolidado foi de 1,227 mil milhões de euros, um crescimento de 5%. O negócio da Distribuição foi o principal responsável por estes crescimentos, resultado de um desempenho positivo numa base comparável, das novas aberturas e da aquisição do controlo da Star.

Apesar da venda de 50% da Sonae Sierra Brazil em Outubro de 2006, o contributo anual do negócio dos Centros Comerciais cresceu 11 milhões de euros, um aumento de 8%. No negócio das Telecomunicações, os contributos anual e trimestral, permaneceram em linha com os do ano anterior. A diminuição no contributo da Sonae Capital e Holding, tanto no ano como no trimestre, decorreu essencialmente da venda da Star ao negócio da Distribuição.

Analisando pormenorizadamente os resultados da Sonae SGPS, verifica-se que o negócio da Distribuição contribui com 3,097 mil milhões de euros, enquanto os Centros Comerciais e Telecomunicações representaram 147 e 836 milhões de euros, respectivamente, ficando a Sonae Capital e Holding responsável pelos restantes 467 milhões.

No comunicado de apresentação dos resultados da Sonae SGPS para 2006, o grupo liderado por Belmiro de Azevedo, avança que «o negócio da Distribuição continuará a capitalizar na sua estratégia de crescimento, procurando novos formatos de negócio e novas geografias, continuando a investir em acções que proporcionem ganhos de eficiência, em inovação e em programas de fidelização de clientes. O negócio dos Centros Comerciais planeia inaugurar 6 dos centros comerciais em desenvolvimento e continuará a explorar novas oportunidades de negócio, continuando a focar-se no aumento do valor dos seus activos». No comunicado lê-se ainda que, «apesar do insucesso da tentativa de controlo da Portugal Telecom acreditamos ter contribuído para um mercado de telecomunicações mais competitivo. O negócio das Telecomunicações continuará à procura de oportunidades de crescimento associadas à oferta de produtos inovadores. Nos negócios actuais, os objectivos passarão por aumentar a quota de mercado, aumentar a rendibilidade e consolidar o serviço de banda larga de acesso directo.

Ainda em relação às perspectivas para 2007, o grupo Sonae revela que o Modelo Continente continuará «a implementação do plano de expansão em Portugal (aumento de 10% da área de venda actual), com a abertura de mais 10 unidade de base alimentar e aproximadamente 90 unidade de base não alimentar, correspondentes a mais de 35.000 m2». A estratégia Sonae passa, também, «pela manutenção de um parque de lojas moderno, através da remodelação de mais de 50 lojas (10% do parque instalado), prossecução do estudo de novos formatos e da possibilidade de alargamento dos negócios actuais a novas geografias».

Na estratégia da Sonae Sierra, o destaque para o ano 2007 vai para a inauguração de 6 Centro Comerciais (2 em Portugal, 2 em Espanha, 1 em Itália e 1 na Alemanha), «remodelação de alguns centros, nos próximos anos, tais como Centro Colombo, Gran Casa (Saragoça) e segunda fase do Valecenter (Veneza)». Ao mesmo tempo, a Sonae Sierra avança com a exploração de novos mercados da Europa Central, perspectivando «alcançar 7/8 Centro Comerciais sob gestão em Itália até final de 2008, 4 na Alemanha no mesmo período e 3 na Grécia até 2009». Além disso, irá iniciar-se a construção de um Centro Comercial e de lazer em Manaus (Brasil) e a duplicação dos activos líquidos da Sonae Sierra Brazil nos próximos 3 anos.

A apresentação dos resultados da Sonae SGPS serviu, igualmente, para o mercado ficar a conhecer o novo CEO. Entre os candidatos encontravam-se Nuno Jordão, Ângelo Paupério, Álvaro Portela e Paulo Azevedo.

A decisão do homem forte da Soane recaiu sobre o filho, Paulo Azevedo, revelando este na sua primeira intervenção que esta «é será uma transição na continuidade». Assim, Ângelo Paupério assumirá a presidência executiva da Sonaecom, continuando Álvaro Portela e Nuno Jordão com os negócios da Sonae Sierra e Sonae Distribuição, respectivamente.