FMCG Marcas

Parmalat vende empresas portuguesas por 5,3 milhões

Por a 20 de Março de 2007 as 17:25

O grupo italiano Parmalat acordou a venda das duas empresas de transformação de tomate, Italagro e FIT, com um grupo de investidores locais e internacionais (agrupados na HIT SGPS) por 5,3 milhões de euros.

Segundo o Jornal de Negócios, Martin Stilwell, administrador de ambas as empresas portuguesas, confirmou que «as companhias nacionais são controladas pela Boschi, não tendo relação accionista com a Parmalat Portugal. A Boschi detém 96,67% da Italagro, que, por sua vez, controla 99,5% do capital da FIT».

De acordo com o comunicado da Boschi, o valor do negócio deverá ser pago em duas tranches, sendo o primeiro montante de 4,93 milhões de euros e entregue na data da venda. A segunda parcela, no valor de 380,12 mil euros, tem um prazo de pagamento de quatro meses após a cobrança do primeiro valor.

A Boschi, subsidiária italiana do grupo Parmalat, adianta que «o preço do negócio será aumentado por um valor equivalente à quantia que se espera que a União Europeia pague à Iatalagro e FIT, na sequência de um processo pendente». A venda está ainda sujeita à condição precedente da Boschi em entregar as garantias emitidas «a favor dos bancos portugueses», uma operação associada ao refinanciamento da Italagro em 2004.