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Longa Vida investe 3 milhões para assinalar aniversário

Por a 15 de Fevereiro de 2007 as 17:06

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A Longa Vida assinala este ano meio século de história. Em jeito de comemoração, a empresa portuguesa vai investir três milhões de euros em comunicação e promoções associadas à data. A companhia está ainda a desenvolver novos produtos para lançar ao longo de 2007, mas não avançou pormenores.

A história da Longa Vida tem início nos anos 50, quando três empresários açorianos decidem abrir uma empresa de lacticínios. No final daquela década, um dos sócios da empresa, impossibilitado de mastigar, é aconselhado a consumir iogurtes. A experiência é tão boa que convence os sócios a investir na produção deste alimento.

O produto era vendido em embalagens de vidro e apenas em farmácias. Revela-se um sucesso, a comercialização estende-se a todo o País e a marca dá nome à empresa. A inovação fez parte da estratégia da companhia açoriana ao longo dos 50 anos de actividade. Longa Vida foi a primeira marca a introduzir as formulações líquidas e as linhas com menos gordura no sector refrigerados lácteos em Portugal.

Em 1993, estabelece uma parceria com a Nestlé e aposta no lançamento de novos produtos e estratégias de marketing. Há cerca de um mês anuncia mais uma joint-venture, desta feita com o gigante europeu Lactalis, que distribui a marca President. Em Portugal, a parceria não vai ter consequências visíveis, referiu José Xavier, director geral da Longa Vida. «Apenas há mudanças de capital», explica, «60% da participação é detida pela Lactalis e o restante pela Nestlé».

Entre os objectivos da joint-venture, o responsável destaca o reforço da competitividade no sector dos refrigerados lácteos. Como? «Juntando a força das marcas da Nestlé com o know-how e capacidade de investimento da Lactalis», assegura. A médio prazo, a companhia estima movimentar 800 mil toneladas de produtos no conjunto dos mercados europeus em que opera, número que traduz uma facturação próxima dos 1,5 mil milhões. Em Portugal, a meta é conquistar o segundo lugar e, consequentemente, disputar a liderança.

O volume de negócios da Lactalis é de 9 mil milhões de euros. Anualmente, a empresa recolhe 8 biliões de leite que distribui por 147 países.

A Nestlé prevê ter crescido no ano passado ao ritmo do mercado, ou seja 3,4%. Em 2005, a empresa registou um volume de negócios superior a 150 milhões, valor que traduziu um crescimento de 2,3% face ao ano homólogo. Cerca de 15 a 18% das vendas resultam da aposta em inovação e novos lançamentos, explica José Xavier. «A inovação na Nestlé está sempre ligada à detecção de oportunidades». A gama Longa Vida detém 21% da quota do mercado nacional dos refrigerados lácteos.