Distribuição

Vendas Metro sobem 7,5%

Por a 18 de Janeiro de 2007 as 18:38

Metro prepara expansão russa

No ano fiscal 2006 (1 de Janeiro a 31 de Dezembro), o grupo retalhista alemão Metro registou uma subida nas vendas de 7,5%, passando de 55,7 para 60 mil milhões de euros. Excluindo as vendas das recentemente adquiridas lojas – hipermercado Géant na Polónia e Wal-Mart Alemanha – a subida registada foi de 6,6%

Se em relação ao país de origem as vendas cresceram 1,9%, a nível internacional os resultados apontam para uma subida de 12,4%, representando o negócio além fronteiras alemãs mais de 55% da facturação total do grupo.

Quanto ao 4.º trimestre do exercício transacto, o grupo Metro refere no relatório de contas preliminar que as vendas totais registaram um incremento de 10,1% para 18,4 mil milhões de euros. Na Alemanha, a subida foi de 8,3%, enquanto no campo internacional esse crescimento alcançou os 11,7%, representando o negócio fora da Alemanha neste 4.º trimestre de 2006 mais de 55% do total das contas do grupo.

Hans-Joachim Körber, CEO da Metro AG referiu durante a apresentação do relatório de contas preliminares que «o desenvolvimento do negócio no 4.º trimestre esteve em linha com as expectativas traçadas no início do exercício. Esta situação tanto se aplica no panorama nacional com internacional. No entanto, fora da Alemanha expandimo-nos de forma muito dinâmica nestes últimos três meses de 2006, com 55 inaugurações e o take-over de 19 hipermercado Géant».

No total, o grupo Metro abriu 212 lojas no ano 2006, das quais 109 pertencem à insígnia Real, muito devido à aquisição da Wal-Mart Alemanha e Géant Polónia. A Metro Cash&Carry abriu mais 40 lojas e a rede Media Markt e Saturn viram o seu parque de lojas crescerem em mais 63 unidades. Globalmente, o grupo Metro opera com 2.048 lojas em mais de 30 países.