FMCG Marcas

Lactogal a um passo de se tornar líder ibérico

Por a 17 de Janeiro de 2007 as 17:31

Lactogal tem nova fábrica

A Autoridade da Concorrência (AdC) aprovou hoje, «com a imposição de condições e obrigações», a aquisição pela Lactogal – Produtos Alimentares da Leche Celta, ficando a empresa portuguesa assim com o caminho abeto para se tornar no líder ibérico no mercado dos lacticínios.

Esta operação tem, no entanto, imposições, ou seja, a Lactogal terá de alienar a totalidade do capital social da Renoldy – Produção e Comercialização de Leite e Produtos Lácteos, num determinado prazo, referindo ainda o comunicado da AdC que «enquanto a alienação não for concretizada, a Lactogal manterá uma separação absoluta de actividades da Renoldy face às empresas do seu grupo e do grupo empresarial das suas accionistas, assegurando que a Renoldy será gerida enquanto actividade distinta, preservando os respectivos activos corpóreos e incorpóreos relevantes para a sua competitividade e o seu desenvolvimento sustentável».

Segundo dados da Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), a Lactogal passa assim a figurar entre as 20 maiores empresas da Europa Ocidental. As quotas de mercado das maiores empresas a operar no mercado europeu são assim: Nestlé (7,9%), Unilever (7,5%), Danone (6,6%), Campina (4,9%), Aria Foods (4,8%), Sodiaal (3,0%), Parmalat (2,5%), Dairy Crest (2,5%), aparecendo a Lactogal em 9.º lugar neste ranking com uma quota de 1,1%.

A liderança ibérica no mercado dos lacticínios está, contudo, garantida, calculando-se as vendas anuais conjuntas da Lactogal – Portugal e Espanha – em mil milhões de euros.

De referir que a Lactogal é uma sociedade detida pela Lactogal – SGPS, SA, a qual por sua vez tem como accionistas a Agros, SGPS, Lda, a Lacticoop, SGPS, Lda e a Proleite, SGPS, S.A., que desenvolve a sua actividade na produção e comercialização, a nível nacional e internacional, de lacticínios e outros produtos alimentares sob as marcas Mimosa, Agros, Matinal, Adágio, Vigor e Plena.

O grupo Leche Celta é um dos principais grupos activos no sector de lacticínios, em Espanha, detendo, directa e indirectamente, a totalidade do capital social das empresas Lácteos de Santander, S.A., Distribucion Lácteo Ganadera, S.A., Leche La Vaquera, S.L. e Abastecimientos Lácteos Gallegos, S.L..

A Renoldy, por sua vez, é controlada pela Dean B.V. e desenvolve em Portugal a actividade de produção e comercialização de lacticínios, predominantemente de leite UHT de marca de distribuidor.