FMCG Vinhos

Alentejo domina mercado do vinho

Por a 29 de Dezembro de 2006 as 17:02

Alentejo chegou ao limite

Os Vinhos do Alentejo merecem a preferência da grande maioria dos portugueses. Esta é a conclusão dos números da AC Nielsen que concluem que, no ano móvel 2005/06, tanto na Grande Distribuição, como no canal Horeca (seja em valor, como em volume) os vinhos do Alentejo conquistaram quotas de mercado, invariavelmente, superiores aos 40%.

A excelente relação qualidade/preço é “apenas” um dos factores que justifica o sucesso dos vinhos do Alentejo. Conforme provam os dados oficiais da Nielsen, não deixa de ser notável que, em nenhuma circunstância, a quota de mercado seja inferior aos 40%, o que faz com que nenhuma região com Denominação de Origem tenha – pelo menos – metade da quota do Alentejo.

Os números são, na realidade, bem expressivos, sendo de referir que dizem respeito ao ano móvel 2005/06. Assim, do total das vendas em volume na Grande Distribuição e no canal Horeca, os vinhos do Alentejo conquistaram uma quota de 43,98%, o equivalente a 31.830.604 milhões de litros de vinho, enquanto a segunda região se ficou pelos 21,36%, com 15.460.203 milhões de litros de vinho. Já em relação às vendas em valor, no somatório dos resultados na Grande Distribuição e no canal Horeca, os vinhos do Alentejo obtiveram uma quota de 47,29%, relativo a um volume de negócios de 142.841.955 euros, enquanto a segunda região ficou-se por uns bem menos expressivos 18,10 %.

Mesmo nas análises mais específicas, a expressão dos números dos Vinhos do Alentejo é significativa: 23.130.317 milhões de litros foi o resultado das vendas em volume dos vinhos do Alentejo na Grande Distribuição, a que corresponde uma quota de 43,53 %, com a particularidade de, em relação ao período homólogo anterior, se ter registado um incremento de 2,62%. A segunda região quedou-se pelos 21,70% e a terceira pelos 10,64%.

Também na Grande Distribuição, mas no que diz respeito às vendas em valor, a quota dos vinhos do Alentejo atingiu uns expressivos 46,02% (mais 1,62% que em 2005), correspondentes a 72.885.288 milhões de euros, obtendo a segunda região um resultado de cerca de 30 milhões de euros.

Em relação às vendas em volume no canal Horeca, o resultado dos vinhos do Alentejo foi de 44,31%, relativo a 8.700.666 milhões de litros, enquanto a região precedente se quedou pelos 20,1%, o equivalente a 3.928.690 milhões de litros;

Foi no canal Horeca e nas vendas em valor, que os vinhos do Alentejo atingiram a quota mais significativa, com quase 50% do mercado, mais concretamente 48,44%, com 69.955.870 milhões de euros. A segunda região com melhor resultado obteve apenas 17,05% do mercado, com 24.624.732 milhões de euros.