Não Alimentar

Preços aceleram na produção industrial

Por a 20 de Dezembro de 2006 as 18:04

dinheiro

O Índice de Preços na Produção Industrial cresceu, em Novembro, 3,3% face ao mesmo período do ano passado. Comparados com o mês de Outubro, os preços das transacções nas actividades económicas cresceram em Novembro 1,5 pontos percentuais, mantendo-se, assim, o aumento registado entre Setembro e Outubro.

Conforme reportado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), foi o sector energético o principal responsável pela variação mensal observada, com 4% de acréscimo na taxa de variação mensal. Também nos bens intermédios os preços cresceram mais em Novembro que no mês anterior (3,3%). Os preços dos Bens de Investimento e Bens de Consumo apresentaram reduções de 0,1% face aos de Outubro.

Em termos homólogos, o acréscimo de 3,3% registado face a 2005 traduz uma aceleração de 0,6 pontos percentuais face à taxa do mês de Outubro, o que significa que o ritmo de aumento foi superior. Foi nos Bens Intermédios que se registou a maior variação homóloga: 3,9%, associada a um aumento de 1,2% face ao mês anterior. Mas é na Energia e Bens de Consumo que a variação homóloga registada traduz as maiores acelerações: 1,5 e 0,3%, respectivamente.

Com os dados de Novembro, a taxa de variação média nos últimos doze meses, que se situa em 4,7%, decresceu 0,1% face ao mês de Outubro. Neste âmbito, foi o agrupamento Energia o que mais abrandou (0,5%), compensando as acelerações dos restantes grandes agrupamentos industriais (Bens de Consumo Duradouro, Bens de Consumo Não Duradouro, Bens de Consumo Intermédio e Investimento).