Bebidas

Unicer vai simplificar estrutura de negócio

Por a 19 de Dezembro de 2006 as 16:34

Unicer

A Unicer vai autonomizar os negócios de cafés, vinhos, restauração e turismo. O objectivo é simplificar a estrutura e focar-se nas cervejas e águas. No próximo ano, a aposta do grupo serão as marcas Super Bock, Pedras Salgadas e Vitalis. E os dois grandes compromissos, alcançar um crescimento de 10% nas vendas líquidas actuais de 525 milhões euros e chegar a um resultado operacional de 68 milhões.

As revelações foram feitas ao Diário Económico pela directora de comunicação do grupo, Joana Queirós Ribeiro. Com o objectivo de reforçar a actual quota de mercado de 47% no próximo ano, a Unicer vai passar a ter uma estrutura funcional, em detrimento da actual divisão por unidades de negócio. Até lá, uma das apostas vai materializar-se na Super Bock, que emitirá em todos os canais generalistas de televisão, na SIC Notícias, SIC Radical e MTV, o último anúncio do ano 2006 e o primeiro de 2007, além de patrocinar a contagem decrescente para o novo ano.

Angola continuará a ser o mercado externo prioritário para o grupo presidido por Pires de Lima. Se o Conselho de Ministros angolano aprovar o projecto, a Unicer investirá 100 milhões de euros na construção de uma fábrica em Luanda, superando o investimento inicialmente previsto de 60 milhões. «O investimento é mais intensivo do que o inicialmente previsto porque estamos a aumentar as vendas naquele mercado», justificou Pires de Lima ao Jornal de Negócios. De 68 milhões de litros em 2005, as vendas da Unicer em Angola cresceram para mais de 80 milhões no presente ano.

A respeito da autonomização dos negócios de cafés, vinhos, restauração e turismo, Pires de Lima esclareceu que a alienação não é um objectivo, já que «são actividades importantes para o grupo».