Distribuição

Comércio a retalho negativo em Outubro

Por a 4 de Dezembro de 2006 as 19:39

Retalho positivo em Setembro

Em Outubro, as vendas no comércio a retalho, deflacionadas e corrigidas dos dias úteis e da sazonalidade, diminuíram 0,1% em termos homólogos. Esta variação correspondeu a uma redução de 2,6% face à variação observada no mês anterior. Esta redução decorreu de comportamentos no mesmos sentido dos dois agrupamentos considerados, Produtos alimentares e Produtos não alimentares. No agrupamento de Produtos alimentares, a taxa de variação homóloga manteve-se positiva, em 0,5%, mas abrandando 4,6%. No caso do comércio de Produtos não alimentares, registou-se uma redução de 0,8%, fixando-se uma taxa de variação homóloga negativa de -0,5%.

Em relação ao mês anterior, as vendas no comércio a retalho deflacionadas e corrigidas dos dias úteis e do efeito da sazonalidade, diminuíram 4,0%, a que correspondeu uma redução na variação mensal de 4,9%. Este comportamento foi determinado pelo andamento dos dois agrupamentos no mesmo sentido. As reduções foram de 5,9% no comércio de Produtos alimentares e de 4,1% no comércio de Produtos não alimentares, a que corresponderam, respectivamente, taxas de variação mensal de -4,7% e de -3,4%.

A variação média nos últimos doze meses, deflacionada e corrigida dos dias úteis e da sazonalidade, foi de 0,7%, estabilizando face à verificada no mês anterior.