Distribuição

Wal-Mart bate Tesco

Por a 28 de Novembro de 2006 as 17:44

Wal-Mart

Depois de ontem o www.hipersuper.pt ter noticiado a falha das negociações entre o grupo retalhista britânico Tesco com a Bharti Enterprises para uma joint-venture no mercado indiano, a Wal-Mart “espantou” os analistas e imprensa com o anuncio, ao final do mesmo dia, de uma parceira com a Bharti. Os dois grupos afirmam em comunicado que «vamos trabalhar juntos para alcançar o público de consumidores modernos, em rápido crescimento no país».

As empresas planeiam criar uma joint-venture com sede na Índia, para os negócios ligados à tecnologia, logística e toda a operação de vendas. O grupo Bharti vai administrar uma cadeia de retalho, actuando como uma franquia indiana. Este acordo permitirá que a Wal-Mart “finte” os regulamentos do governo local. As leis do país não permitem que retalhistas estrangeiros invistam directamente no sector na Índia.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, o mercado indiano de retalho ainda é dominado por milhões de pequenas lojas e armazéns. Analistas estimam que grandes redes de retalho locais e estrangeiras devem investir mais de 20 mil milhões de dólares neste sector nos próximos cinco anos. «Nós entendemos o consumidor indiano e a Wal-Mart vai trazer o seu conhecimento na área do retalho» afirmou o director administrativo da joint-venture, Rajan Mittal.

Com uma economia que tem crescido em média 8% ao ano nos últimos três anos, milhões de indianos chegam à classe média, com um grande poder de compra. «Temos planos de abrir o máximo possível de lojas nos próximos anos e o investimento vai ser grande», disse o presidente da Bharti, Sunil Bharti Mittal.

A primeira loja é esperada para Agosto de 2007, não tendo sido ainda definido o nome da nova rede de retalho. De referir que a Wal-Mart é já um dos maiores importadores americanos de mercadorias indianas.