FMCG Vinhos

UE impõe regras à importação de vinhos

Por a 24 de Novembro de 2006 as 17:13

O Tribunal Europeu de Justiça (TEJ) aprovou recentemente uma medida que impede a importação de vinhos provenientes de outros países da União Europeia sem serem taxados no país de acolhimento, indo assim contra as pretensões dos consumidores do Reino Unido.

Esperava-se que o TJE revogasse a lei actual e decidisse que qualquer produto adquirido num estado-membro fosse taxado somente no país de origem. Esta medida por parte do TJE permitia, por exemplo, aos consumidores britânicos adquirir vinhos franceses via Internet a preços praticados no país de origem e estes serem enviados para o Reino Unido sem terem de pagar qualquer imposto extra. Actualmente, uma garrafa de vinho enviada para o Reino Unido proveniente de França é taxada a 1,29 Libras (1,90 euros).

Esta decisão foi bem recebida por parte das autoridades fiscais britânicas, bem como pelos profissionais da distribuição, referindo Jeremy Beadles, presidente da Wine and Spirits Trade Association, que «qualquer outra decisão colocaria em perigo esta actividade no Reino Unido, constituindo uma desvantagem para que negoceia no sector do vinho».