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MAN TGM 6×2 estreia-se como 22 toneladas

Por a 22 de Novembro de 2006 as 17:23

MAN TGM 6x2 estreia-se como 22 toneladas

Baixa altura de descarga, capacidade de manobra elevada, capacidade de carga elevada – são as características exigidas pelas empresas de logística que transportam bebidas. Estes requisitos são satisfeitos pelo novo MAN TGM de seis rodados, que fez a sua estreia mundial recentemente na exposição BRAU Beviale 2006 em Nuremberga, na Alemanha.

Os motores de seis cilindros fornecem entre 320 e 480cv. Conforme o traçado e o tipo de estrada, a gestão de emissão de gases de escape da MAN proporciona soluções económicas individuais de acordo com as normas Euro 4 e Euro 5.

O peso bruto admissível deste seis-rodados é de 22 toneladas. Os engenheiros da MAN tiveram uma preocupação especial em conseguir um peso bruto baixo que o operador pode transformar em elevada carga útil. Com uma carroçaria – consoante a versão – o veículo pode transportar uma carga útil de aproximadamente 13.700 kg.

A potência nominal do motor atinge 280cv às 2.300 rpm. Equipado com um turbo-compressor de duas fases, o motor de seis cilindros em linha da série D08 Common Rail desenvolve um binário máximo de 1.100 Nm. Isto é, acima de tudo uma vantagem para o trabalho de distribuição com uma larga proporção de paragens e arranques ou entregas porta-a-porta com frequentes interrupções da viagem. Motores com as potências nominais de 240 a 326cv estão disponíveis para a gama TGM. «No chassis de seis rodados, o motor de 280 cv provou ser o mais económico – é económico e tem suficientes reservas da potência», salineta o construtor alemão.

A formula de eixo 6×2-4 implica um chassis de seis rodados com um eixo motor e um eixo de arraste direccional à retaguarda. Esta configuração já era usual na gama anterior, o MAN LE 2000. Já o seis-rodados com eixo de arraste direccional à retaguarda tinha um excelente desempenho na logística das bebidas. Consoante a base da roda, ele pode ser equipado com uma caixa até 8 metros de comprimento com imenso espaço para o carregamento de bebidas – o veículo em exposição tem uma caixa com 7,3 m de comprimento e paredes basculantes da Böse.