Bebidas

Super Bock lança cerveja à pressão para uso doméstico

Por a 15 de Novembro de 2006 as 17:35

xpress

A Super Bock acaba de lançar o primeiro sistema de cerveja à pressão para uso doméstico disponível no mercado português. Super Bock Xpress foi o nome escolhido para o novo produto, que consiste numa máquina eléctrica para extracção de cerveja abastecida por um barril de cerveja de 5 litros com validade de um mês, à venda em separado.

O novo conceito representa 1,5 milhões de investimento por parte da marca da Unicer. O equipamento eléctrico foi desenvolvido através de uma parceria com o fabricante de electrodomésticos Flama, que permitiu criar um sistema de refrigeração disponível em duas velocidades que garante a manutenção da cerveja a uma temperatura entre 4 e 6ºC ao longo de todo o ano. Por outro lado, a marca registada “draught master”, associada ao barril de cerveja de tara perdida, é fruto da investigação desenvolvida conjuntamente com a Carlsberg. Segundo Paula Marinho, directora adjunta de Projectos Especiais da Unicer, trata-se de um sistema «inovador mesmo no mercado internacional, uma vez que os aparelhos já existentes funcionam todos com tara retornável». Por este motivo, a empresa pôs a funcionar, em Maio deste ano, uma nova linha de enchimento.

Assumidamente dirigido a um target masculino, o novo produto pretende concorrer com os «brinquedos para o homem adulto» e com os electrodomésticos familiares. «Este lançamento não vai conduzir a uma diminuição de consumo no canal Horeca, pelo contrário. Acreditamos que, ao associar o produto cerveja a novas ocasiões de consumo, vamos aumentar a notoriedade do produto e fidelizar os consumidores». Neste âmbito, o futebol, o convívio em casa e a noção de disponibilidade serão os pontos focados pela comunicação da marca.

Continente, Auchan, Carrefour, Feira Nova, El Corte Inglés e Media Markt foram as grandes superfícies escolhidas para a distribuição do novo produto. Comercializadas, respectivamente, pela Unicer e pela Flama, a cerveja e a máquina de pressão estarão à venda até ao final do ano em plataformas conjuntas criadas nessas superfícies. De 24 de Novembro a 10 de Dezembro haverá acções de demonstração e degustação, e serão realizadas promoções: na compra do equipamento, oferta de um barril; na compra do 2º barril, oferta de uma caixa de copos.

Aveiro, Braga, Faro, Lisboa, Porto e Setúbal serão as primeiras cidades a acolher o produto, por terem sido as que demonstraram mais interesse no estudo de mercado realizado pela marca. O barril de cerveja de 5L, com um PVP de 12 euros, será vendido nas lojas do canal alimentar e de bebidas e também on-line, sendo distribuído através dos CTT. A máquina eléctrica estará disponível em lojas de electrodomésticos e de decoração, por 197 euros a unidade.