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IBM desloca sede de compras para a China

Por a 13 de Outubro de 2006 as 14:35

A IBM anunciou que a sua sede de compras passará a ser o centro de Shenzen, na China. A operação está relacionada com o redesenho da base de fornecimentos do grupo na região, em que a empresa conta com 3000 fornecedores e que é responsável por cerca de 30% dos 40 mil milhões de dólares que gasta anualmente em compras. O objectivo estratégico é responder ao crescimento do mercado de software e serviços, área em que o grupo quer competir globalmente.

Segundo o comunicado, o centro de compras da China é um dos maiores da IBM fora dos Estados Unidos da América, contando com mais de 1850 profissionais de compras e logística. O fortalecimento das competências internas da empresa na área das compras e a preparação de líderes para desempenhar «papéis globais» são as justificações apresentadas para a mudança. Assim sendo, o director da sede de Nova Iorque, John Paterson, será transferido para as instalações da China, permanecendo o resto da equipa nos EUA.

Sendo a primeira deslocação de um centro de decisão da IBM para o exterior, a operação enquadra-se numa mudança de modelo corporativo de carácter mais abrangente, explica o comunicado: «Esta mudança ilustra uma passagem da IBM de uma estrutura corporativa multinacional para um modelo de empresa integrada globalmente. Pela primeira vez, as competências podem estar localizadas no sítio do mundo em que faz mais sentido. Esta mudança requer uma abordagem focada e pensada para, simultaneamente, transferir conhecimento e construir capacidades de gestão para liderar o trabalho».

Segundo John Paterson, o esforço de investimento na cadeia de fornecimento do grupo é de carácter global: «A IBM tem profissionais de compras em 60 países e em 400 cidades à volta do mundo, o que lhe confere a vantagem competitiva de ter essas competências próximo dos clientes e fornecedores em todo o mundo».