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Crafter é da VW

Por a 3 de Outubro de 2006 as 16:41

Crafter é da VW

A nova Volkswagen Crafter já está a circular nas estradas portuguesas. Visualmente a nova VW Crafter estreia um novo design, de linhas modernas, poderosas e apelativas, destacando na parte dianteira ópticas verticais dinâmicas e uma grelha de quatro lâminas que inclui o logótipo da Volkswagen. A estética da carroçaria da VW Crafter exterioriza, «a qualidade e robustez da sua construção, à semelhança do que acontece desde há longos anos com as restantes gamas da marca» revela a marca alemã.

O posto de condução é um exemplo de ergonomia, possuindo mais seis centímetros de largura, comparativamente com a LT, e conta com um nível de equipamento de primeiro plano. Destaque para o volante ajustável em altura e profundidade, a caixa de velocidades tipo joystick, integrada no tablier e todos os outros comandos ao alcance da mão do condutor. Também o rádio CD com leitor de MP3, faz parte do equipamento de série. Os vidros possuem comando eléctrico e o fecho central é comandado à distância. De sublinhar ainda a insonorização, a que não são alheios o silencioso motor de cinco cilindros e o acabamento luxuoso dos revestimentos, caso do tecto da cabina forrado.

Os espaços para arrumação são abundantes: nas bolsas dos painéis das portas podem alojar-se, por exemplo, mapas e garrafas de 1,5 litros, enquanto as gavetas sob o tablier oferecem espaço adicional para colocar outros objectos, tanto do lado do condutor como do passageiro. O porta-luvas, com iluminação interior, possui chave. A funcionalidade da Crafter pode ser constatada também em duas prateleiras posicionadas sobre o pára-brisas, tanto do lado do condutor como do passageiro.

A juntar à funcionalidade também a versatilidade é palavra de ordem na nova VW Crafter, podendo mesmo transformar-se num autêntico escritório móvel. Ao rebater-se as costas do lugar central da cabina, surge uma pequena mesa com suportes para copos e canetas integrados. Por sua vez, a segurança passiva é também um argumento forte da nova Crafter, dispondo de airbag do condutor de grandes dimensões, enquanto o airbag do lado do passageiro está disponível em opção.

«Potentes, fiáveis e extremamente económicos». É assim que a Volkswagen caracteriza os motores desta nova Crafter, «estabelecendo novas referências no mercado dos Comerciais Ligeiros». O bloco de cinco cilindros de 2.5 litros TDI está disponível com potências de 109, 136 e 164 cv. Os binários máximos são, respectivamente, de 280, 300, e 350 Nm, encontrando-se 90% do binário disponível entre as 1750 e as 3500 rpm.

O sistema de injecção common-rail de terceira geração utiliza a mais recente tecnologia, incluindo injectores eléctricos piezo de sete vias que permitem atingir até uma pressão de 1600 bar nas câmaras de combustão. Esta tecnologia possibilita assegurar um rendimento e elasticidade optimizados, garantindo ainda um baixo nível de emissões poluentes. Todos os motores estão equipados com turbocompressores de geometria variável. O filtro de partículas (DFP) é de série em todas as motorizações, as quais estão em conformidade com as mais recentes normas europeias antipoluição (EU 4).

A correia de distribuição tem um período de utilização excepcionalmente alargado, sendo substituída aos 200.000 km. Ou seja após cinco serviços de manutenção. Já o filtro de combustível só precisa de ser substituído após 120.000 km, ou seja após três serviços de manutenção.

Às diferentes motorizações disponíveis na nova VW Crafter está acoplada, de série, uma caixa manual de seis velocidades. Opcionalmente, é proposta uma transmissão automatizada. «O consumo médio de combustível é outro argumento que beneficia a VW Crafter», refere a marca de Wolfsburg. Uma média ponderada de 7,3 litros aos 100 km nas versões de tecto normal com motor de 164 cv (com meia carga e circulando a uma velocidade de 80 km/h). Estes baixos consumos conferem à nova Crafter uma autonomia, que poderá atingir os 1.370 quilómetros com um único depósito de combustível.

Todas as versões estão equipadas com barras estabilizadoras reforçadas à frente e atrás, para tornar a nova VW Crafter numa referência em segurança e comportamento em estrada.

As vias dianteiras e traseiras foram alargadas em 58 mm e 70 mm, respectivamente, e os pneus possuem as dimensões de 235/65 R16 C nas versões de rodado simples, de 205/75 R16 C nas variantes com rodado duplo e de 285/65 R16 C no eixo traseiro do modelo Super Single. Este último, uma novidade na VW Crafter. Trata-se de uma versão em que o respectivo eixo traseiro está preparado para receber uma generosa carga, mas com uma largura entre as cavas de rodas que permite carregar uma “euro-palete”.

Os sistemas ABS (anti-bloqueio de travagem) e ESP (controlo electrónico de estabilidade) são de série para uma segurança activa redobrada. Os travões são de discos ventilados à frente e discos maciços atrás. A nova VW Crafter está equipada com distribuição electrónica do esforço de travagem, que o distribui a força motriz por cada uma das rodas conforme as exigências em cada momento. Está, ainda, equipada com o sistema de assistência electrónica à travagem: quando o pedal do travão é accionado bruscamente, as maxilas dos travões actuam com a força máxima sobre os discos por fracções de segundo, o que pode encurtar muito a distância total de imobilização do veículo, em caso de emergência.

A nova VW Crafter possui também o seu equipamento de série o sistema de assistência ao arranque em subidas (“Hill-holder”). Sumariamente, este sistema em subidas trava por três segundos o veículo, após o condutor levantar o pé do travão, o que facilita a condução, poupando enormemente as embraiagens. O sistema ESP é de última geração, reconhecendo automaticamente o peso da viatura e actua de acordo com a carga do mesmo (máxima ou vazio, por exemplo).

Com uma escolha de três distâncias entre eixos, quatro comprimentos do espaço de carga e três alturas de tecto, há sempre uma versão adaptada a cada missão. A volumetria das versões furgão vai dos 7 aos 17 m3. A VW Crafter está também disponível nas versões chassis-cabina ou chassis-cabina dupla. Naturalmente as cargas úteis são elevadas, podendo chegar aos 2.670 kg na versão de 5 toneladas de peso bruto. O acesso ao espaço de carga faz-se através de uma porta de correr lateral, possuindo uma abertura de 1,3 metros de largura e 1,82 metros de altura, de forma a facilitar sobremaneira o carregamento do veículo. No interior, podem ser colocadas, lado a lado, duas “euro-paletes”.

De referir, ainda, que entre as cavas de rodas existe um espaço recorde de 1.350 mm. Na versão de rodado duplo esta medida é de 978 mm. As versões chassis-cabina suportam caixas de carga até um comprimento de 5,20 metros.