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Philips tem novo modelo de negócio

Por a 27 de Setembro de 2006 as 18:31

Philips tem novo modelo de negócio

As áreas de cuidados de saúde, estilo de vida e tecnologia vão passar a ser o core business da Philips. No âmbito do seu novo posicionamento, anunciado mundialmente em Setembro de 2004, a marca vai apostar no «design com simplicidade» como factor de diferenciação. O evento de apresentação pública, “Simplicity Event”, que decorreu hoje em Lisboa, é uma das formas escolhidas para comunicar o reposicionamento, e em Outubro passará por Londres.

«A nossa companhia está em transformação e deixou de ser uma grande e muito diversificada empresa de electrónica para se tornar num fornecedor muito mais focalizado em oferecer soluções nas áreas de cuidados de saúde, estilo de vida e tecnologia, com uma forte orientação de mercado», explicou hoje Gil Pereira, Administrador-delegado da Philips em Portugal. Segundo Andy Knee, director sénior de Comunicações de Marca da Philips internacional, esta opção tem origem num estudo de mercado realizado a nível internacional em Setembro de 2004. «Percebemos que significávamos muitas coisas para muitas pessoas, e quisemos definir um significado para a marca», afirmou.

Neste sentido, o novo slogan da marca, “Sense and Simplicity”, traduz mais que uma operação de marketing, explicou Andy Knee: «A simplicidade é um filtro pelo qual todos os produtos Philips têm de passar. Uma estratégia de marketing só pode ser efectiva se houver um posicionamento de marca consistente». Adaptar a tecnologia às pessoas, em vez do contrário, é o princípio-guia, destinado a contrariar o efeito de intimidação que a tecnologia tende a causar entre o público menos jovem (mais de 35 anos).

A simplificação passa pela investigação na área do design. Ecrãs plasma com iluminação colorida, lâmpadas cuja luminosidade se altera através do toque, e um aparelho de TAC com possibilidade de escolha do “ambiente de fundo” são algumas das novidades da marca, sobretudo nos sectores da electrónica de consumo e iluminação, mas também nos sistemas médicos. Segundo Oscar Peñas, director Creativo sénior da Philips Design, trata-se de apostar na «autenticidade, no carácter intuitivo e físico e nas acções de memorização fácil» como «códigos de simplicidade e de interacção».