FMCG Vinhos

Vinho Verde à conquista do mercado da exportação

Por a 12 de Setembro de 2006 as 17:52

verde

De acordo com os últimos dados revelados pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), as exportações de Vinho Verde no ano de 2005 aumentaram cerca de 5,2% em relação a 2004. França, Estados Unidos da América, Angola e Canadá foram os cinco mercados onde o Vinho Verde foi mais comercializado no exercício transacto.

Para 2006 e à semelhança de anos anteriores, a CVRVV está a desenvolver diversas acções de promoção, num investimento total superior a 512 mil euros. De referir que as exportações representam um peso significativo em termos de vendas globais de Vinho Verde. Angola é o novo mercado que o Vinho Verde pretende conquistar. A campanha vai ser antecedida por uma acção publicitária para reforçar a mensagem e captar a atenção dos públicos alvo. Em paralelo, a CVRVV está a reforçar a sua presença em outros mercados como o Canadá onde, recentemente, desenvolveu uma campanha para aumentar o conhecimento do Vinho Verde, através da experimentação.

A CVRVV ambiciona este ano manter a tendência de evolução das exportações de Vinho Verde. Com este objectivo, foram realizadas várias acções estrategicamente seleccionadas para ir de encontro aos públicos com maior influência na conquista e aceitação do Vinho Verde em vários mercados, designadamente sommeliers, líderes de opinião e agentes importadores.

Desde 1999 que as exportações de Vinho Verde têm registado uma evolução positiva. Se em 1999 as exportações se fixavam nos 7,6 milhões de litros, os anos subsequentes registaram subidas, levando a que no exercício transacto ultrapassarem os 9,3 milhões de litros.

Dos primeiros dez países a figurarem no ranking das exportações, somente a Alemanha registou uma quebra, apresentando uma descida de 18,35% em volume e 19,22% em valor. Já nas subidas, a França mantém-se como principal importador de Vinho verde, subindo 3,2 e 6,5% em volume e valor, respectivamente, fixando os números nos 1,89 milhões de litros e 4,2 milhões de euros.

Subida mais significativa registaram os EUA, com 13,04% em volume e 12,96% em valor, encontrando-se já muito perto da França. Angola (subidas 14,97% em volume e 18,15% em valor), Canadá (crescimentos de 22,19% em quantidade e 22,2% em valor), bem como o Reino Unido (16,74% e 14,21%, respectivamente), foram os países do topo do ranking que melhores resultados obtiveram.

Uma última nota para os crescimentos apresentados pela Irlanda. Tratando-se de subidas anormais, muito por causa dos baixos números, não deixam de ser significativos os aumentos de 4.300% em volume e 5.561% em valor.