Bebidas

Luso condenada por publicidade enganosa

Por a 5 de Setembro de 2006 as 16:13

fresh todas

A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) e a Sociedade da Água do Luso foram condenadas por publicidade enganosa. Na origem está uma queixa relativa à campanha publicitária da Formas Luso, em que o produto é apresentado como sendo água. Avançada ontem pelo Jornal de Negócios, a notícia foi confirmada à Hipersuper pela SCC.

A Formas Luso é uma bebida que associa água a fibras hidrossolúveis que ajudam a perder peso e a manter a forma. A queixa, apresentada pela Unicer, põe em causa o slogan: “Formas Luso: a primeira água que ajuda a controlar o peso”. Segundo a notícia do Jornal de Negócios, o ICAP considerou-a uma prática de publicidade enganosa «argumentando que a própria SCC, nas alegações que constam nos autos, confessa que o produto em causa «não é manifestamente, nem pretende ser, uma água, sendo antes uma bebida refrigerante de extractos vegetais».

Reagindo a esta notícia, a SCC admite: «Aceitámos essa decisão e cumprimos rigorosamente tudo aquilo em que essa decisão tinha aplicação. Essa decisão precisa, no entanto, de ser enquadrada no tempo. A razão que lhes deu origem já não existe». A empresa afirma ter revisto as suas «mensagens», de tal forma que «as críticas feitas pelo ICAP já não fazem sentido». A empresa enfatiza o facto de se tratar de «um produto recente, uma inovação mundial» para justificar o sucedido.