Tec & Log

Iniciativa MegaRede: 5.000 quiosques virtuais em Portugal

Por a 29 de Agosto de 2006 as 11:35

Iniciativa MegaRede: 5.000 quiosques virtuais em Portugal

Cinco mil quiosques virtuais serão implementados em Portugal nos próximos cinco anos, numa iniciativa da Entigere (Entidade Gestora da Rede Multiserviços) que representa um investimento de 10 milhões de euros. Os IBM Anyplace Kiosk são uma tecnologia da IMB, que os apresenta como uma forma de dinamizar o comércio tradicional «através da oferta de novos produtos e serviços aos consumidores, que passam, agora, a poder adquiri-los na mesma loja onde habitualmente fazem outras compras».

Além das propostas de serviços e produtos das lojas, os consumidores poderão adquirir telemóveis, material informático, bilhetes para espectáculos e viagens, em horário alargado. Os terminais multifunções, equipados com scanner, permitirão, assim, que «os comerciantes explorem novas oportunidades de negócio, quer ao nível da prestação de serviços quer da venda de produtos orientados para nichos de mercado», refere a IBM em comunicado.

Os IBM Anyplace Kiosk estarão localizados em restaurantes, tabacarias, quiosques, cafés e supermercados e, numa primeira fase, serão manejados apenas pelos lojistas. De futuro, poderão ser utilizados em modo self-service e com pagamento electrónico incorporado. Até ao final do ano, 600 deverão ser implementados por todo o país, estando a escolha dos distritos dependente da evolução das candidaturas.