FMCG Vinhos

Nova Zelândia em alta

Por a 24 de Agosto de 2006 as 16:45

Nova Zelândia em alta

Segundo o último relatório da Associação de Vitivinicultores da Nova Zelândia, as exportações ultrapassaram, pela primeira vez, os 500 milhões de dólares, alcançado, em volume, vendas na ordem dos 100 milhões de litros, a nível nacional e internacional.

O presidente da associação, Brian Vieceli, afirmou à imprensa que «estamos contentes com o que alcançámos no último ano, com fortes vendas, expansão para novos mercados e aumento da oferta», adiantando que «a campanha deste ano deverá proporcionar-nos volumes, de forma a consolidar a nossa presença em novos mercados e na continuação e fortalecimento da nossa posição nos nossos três principais mercados: Reino Unido, EUA e Austrália».

Par ao futuro mais próximo, Brian Vieceli prevê que a Nova Zelândia se torne num dos principais exportadores de vinho de qualidade, calculando que as exportações possam chegar aos mil milhões de dólares já em 2010.

Para a vindima de 2006, a entidade neozelandesa prevê um recorde de 185 mil toneladas, mais 11% que o anterior recorde estabelecido em 2004 com 165 mil toneladas. Também na vinha, a entidade responsável pelos vinhos neozelandeses, prevê um aumento, passando de 22 mil hectares para 30 mil já em 2010.