Bebidas

Vendas SCC sobem 25% em valor no primeiro semestre

Por a 8 de Agosto de 2006 as 17:34

Bohemia

A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) atingiu vendas em valor de 277 milhões de euros no primeiro semestre de 2006, tendo em conta o mercado interno e exportações, que se traduz num crescimento de 25% face a igual período do ano passado. Em volume, as vendas globais da empresa situaram-se nos 314 milhões de litros, mais 8,6% em relação ao período homólogo do ano anterior.

Em conferência de imprensa, Alberto da Ponte, administrador-delegado da SCC, anunciou ainda a mais recente inovação da empresa, a parceria estabelecida com a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO). Por cada garrafa Luso comercializada, a SCC dará um cêntimo para ajudar a realizar o estudo. Mais duas inovações vão ser apresentadas entre Setembro e Outubro, adiantou o responsável.

Tendo em conta as vendas por segmento, foram vendidos 171 milhões de litros de cervejas no mesmo período, o que representa uma subida de 15,4% face ao primeiro semestre de 2005, com as vendas em valor a atingir 147 milhões de euros. No segmento das águas foram comercializados 132 milhões de litros, ou seja mais 1,7% do que em igual período do ano anterior.

A cerveja Sagres registou, segundo o ano móvel Abril/Maio2006 da consultora Nielsen, uma quota em valor de 41,7%, mais 1,9% face ao período homólogo. As referências Bohemia e Chopp registaram quotas em valor de 2% no mesmo período, mais 1,8% e 0,2%, respectivamente. Quanto à Luso, subiu a quota de mercado em 2,4% no mesmo período, situando-se nos 15,2%. A Formas Luso registou em Maio deste ano, mês de lançamento, uma quota de 1,4% na Grande Distribuição, principal canal de venda da marca.

Todos os mercados externos (40 países) onde a SCC opera contribuíram para a boa performance o grupo, sendo que as exportações já representam 15% das vendas totais da empresa. As exportações de cerveja subiram 72% face ao primeiro semestre de 2005 para 31 milhões de litros, as das águas cresceram quase 70% para 8,5 milhões de litros vendidos.

Um palavra especial para Angola, mercado que cresceu 100% em volume. «Integrar a comitiva de empresários que acompanhou a visita do Primeiro-Ministro a Angola contribuiu para os resultados. Passar quatro dias de conversações intensas com o nosso parceiro em Angola, e conhecer em detalhe este mercado, permitiu tomar decisões de forma mais rápida», revelou o administrador-delegado da empresa.

Este Verão, as vendas estão a revelar-se dinâmicas, adiantou o responsável da SCC. Em Junho e Julho cresceram 6% e em Agosto, até à data, 8%. «Ganhámos clientes no canal Horeca», destaca Alberto da Ponte. Os quatros novos produtos da SCC (Bohemia, Chopp, Fresh e Formas) já são responsáveis por cerca de 10% da facturação do primeiro semestre deste ano. «Portugal e o Reino Unido são os países onde a inovação tem mais força em função das vendas», lembrou Alberto da Ponte.

No que diz respeito à publicidade, tem registado bons resultados, segundo o top of mind de Maio da Sagres, que revela um crescimento de 8% face ao mês homólogo de 2005. Já o indicador de Bonding – que exprime a proximidade entre consumidores e marca – cresceu 13%. O investimento em publicidade aumentou 12% no primeiro semestre deste ano face a igual período do ano passado.