FMCG Marcas

Pecuária em queda

Por a 6 de Junho de 2006 as 17:48

pecuaria em queda

Dados do 1.º quadrimestre revelam uma redução da produção pecuária na ordem dos 10%, que já se está a fazer sentir no sector dos alimentos compostos para animais. Dados divulgados pela IACA – Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais, e que resultam da análise de uma amostra representativa do sector – revelam esta situação relativamente aos primeiros quatro meses de 2006, comparativamente com o mesmo período do ano anterior.

Este cenário resulta da convergência de uma série de factores económico-financeiros negativos, que culminam numa tendência de quebra da procura. Face a esta situação, o sector pecuário nacional atravessa momentos difíceis em todos os seus subsectores, que se tem reflectido na sua descapitalização. «A indústria de Alimentos Compostos para Animais surge assim como a principal financiadora da actividade pecuária, uma situação insustentável no curto-médio prazo», refere o comunicado de imprensa da IACA.

Em consequência directa desta queda da produção pecuária, o sector dos alimentos compostos para animais sofreu quebras significativas na produção, fechando o primeiro quadrimestre de 2006 com uma redução na ordem dos 10%. Quando comparadas as estatísticas referentes à produção de alimentos compostos por espécie nos períodos homólogos 2005/2006 é possível constatar a tendência de quebra da procura: assiste-se assim a um decréscimo de 6,9% nos alimentos para aves, de 16,3% nos alimentos para bovinos e de 9% nos alimentos para suínos.

Este cenário negativo «está a preocupar» a IACA, a associação que representa a fileira produtiva, que «teme pelo futuro do sector. O facto da crise económica e financeira que o país atravessa actualmente não mostrar sinais de retoma, coloca em causa a evolução da indústria nacional e, simultaneamente, revela-se prejudicial para a posição do sector no panorama comunitário.