Bebidas

Unicer

Por a 1 de Junho de 2006 as 14:00

Unicer

Que tendências caracterizam actualmente este mercado a nível do consumo e da concepção de produto?

Há uma procura crescente por parte do consumidor por produtos “mais naturais e saudáveis” e paralelamente uma maior consciência de que é importante a ingestão de cerca de 2 litros de água por dia para manter o corpo de um adulto devidamente hidratado. A água mineral natural responde na íntegra a esta necessidade e mais recentemente as empresas engarrafadoras como a Unicer, com a adição de sabores, alargaram a oferta de água a novos consumidores ou a novas ocasiões de consumo.

Quais são as referências e marcas que comercializam neste sector? E as apostas mais recentes? Têm projectos em carteira para o lançamento de novos produtos. Em que segmentos e com que benefícios adicionais para o consumidor?

As águas têm um peso crescente na actividade da Unicer, imediatamente a seguir às cervejas é o negócio com mais relevância para a actividade do Grupo. O mercado das águas regista crescimentos constantes ao longo dos últimos anos, é um sector marcado por um forte dinamismo e onde a Unicer tem vindo a fortalecer a sua posição.

Este crescimento deve-se à tendência crescente que se tem verificado para a procura de bebidas mais naturais e saudáveis, pelo que acreditamos que a água é o produto que melhor responde a estas necessidades.

O Grupo Unicer comercializa 6 marcas de água: Vitalis, Caramulo e Sete Fontes, no segmento de águas lisas, e Pedras, Vidago e Melgaço no segmento de águas com gás. A Unicer é a empresa líder de mercado nas águas com gás, com a marca Pedras no topo das preferências do consumidor, no mercado de águas lisas ocupa a segunda posição, sendo Vitalis, contudo, a marca líder no canal Horeca.

Começando pelas águas com gás, de referir que todo o portfólio de marcas de águas com gás da Unicer refere-se a águas minerais naturais gasocarbónicas, ou seja águas com gás natural. Em termos de produto estamos a falar do segmento premium das águas com gás, 100% natural. Neste mercado, a Unicer está presente com uma oferta de grande valor acrescentado para o consumidor, sobretudo com as marcas Pedras e Vidago.

Pedras assume um posicionamento inovador face à concorrência. A nova gama Pedras caracteriza-se por uma água com gás com sabor, mais natural – sem conservantes ou aditivos artificiais -, muito suave e refrescante e que associa o melhor sabor a fruta com os benefícios provenientes dos extractos das plantas.

Na gama sabores, Pedras apresenta-se como um produto saudável, sem açúcar adicionado (teor calórico reduzido).

Ainda no negócio das águas com gás, de referir a dinâmica introduzida em torno da marca Vidago. O lançamento de Vidago Limão, em 2003, constituiu o primeiro passo no rejuvenescimento de uma marca de confiança e que sabe acompanhar a dinâmica do mercado com um estilo próprio. Vidago, que tinha sido alvo de um “restyling” de imagem também em 2003, assumiu um novo posicionamento, com maior tónica na vertente refrescante e moderna, mas conservando a credibilidade /confiança que lhe é reconhecida, sinónimo de garantia de qualidade superior e prestígio.

Em 2004, a marca Vidago reforçou a sua gama com o lançamento de Vidago Maçã e em 2005 foi a vez de Vidago Maracujá e Vidago Morango, numa combinação perfeita da água mineral com gás natural Vidago com o prazer leve e refrescante da fruta.

Passando para as águas lisas, Vitalis é a marca que regista maiores volumes, actualmente líder no Canal Horeca. Vitalis acaba de lançar a primeira gama de águas lisas com sabores, que é também a primeira gama de águas funcionais a ser disponibilizada no mercado português. Ainda nas águas lisas, não podíamos deixar de referir o forte investimento realizado em 2005 na nova imagem da água do Caramulo. A redefinição do posicionamento da marca Caramulo, do Grupo Unicer, traduziu-se numa nova imagem e alterações profundas ao nível da embalagem, quer do rótulo quer da garrafa.

Tendo em conta a batalha de preço nos lineares portugueses qual é a estratégia da empresa para gerar valor no mercado?

A Inovação é para o Grupo Unicer um factor-chave de sucesso, determinante para que possa seguir a sua estratégia de diversificação do portfólio e, consequentemente, ter um contributo importante para a dinamização dos diferentes mercados onde opera. Este esforço verifica-se a diferentes níveis, procurando oferecer ao mercado produtos de maior valor acrescentado, tanto ao nível de embalagem como ao nível de produto.

Estamos a assistir a um incremento da competitividade, principalmente pelo lançamento recente de novas variedades de águas, como são a gama sabores Vitalis – a primeira água funcional do mercado, que é também a única água mineral natural sem gás com sabor a fruta e benefícios associados a ser disponibilizada aos consumidores portugueses – e Pedras Sabores, a primeira gama de águas com gás com sabor com ingredientes naturais e sem conservantes.