Bebidas

Sumolis

Por a 1 de Junho de 2006 as 14:00

Sumolis

Como tem evoluído o mercado português no sector das águas engarrafadas?

O sector das águas engarrafadas tem sido dos mais dinâmicos no contexto do mercado das bebidas refrescantes, apresentando crescimentos sustentáveis e interessantes nos últimos anos – uma evolução média de 5% de 2001 a 2005. A expansão deste sector deve-se sobretudo ao crescimento das vendas das águas lisas, que já representam cerca de 800 milhões de litros/ano, equivalendo a um consumo per capita de cerca de 80 litros, ainda assim abaixo da média europeia que se situa nos 110 litros.

O mercado das águas lisas representa cerca de 93% e o das águas com gás cerca de 7%. No que respeita a inovação, esta tem-se processado sobretudo ao nível da introdução de novos conceitos, as designadas “Near Waters” embora ainda de forma não tão desenvolvida, nem sofisticada como a que podemos assistir em diversos mercados internacionais.

Que tendências caracterizam actualmente este mercado a nível do consumo e da concepção de produto?

Como já referi, é um mercado em expansão, associado a uma mudança dos hábitos de consumo, fruto da prática de estilos de vida mais saudáveis, com crescente procura por parte dos consumidores que estão mais conscientes sobre os benefícios de beber água e finalmente bastante competitivo na medida em que se trata de um sector muito estratificado – com diversas marcas e operadores.

De uma forma geral, os produtos são de elevada qualidade (a riqueza dos recursos hídricos nacionais é significativa) mas na minha opinião não devidamente valorizados, reflexo dos preços praticados que são dos mais baixos da Europa, em virtude da competitividade do sector.

Por outro lado, existe espaço para a sofisticação de conceitos. Em Portugal a oferta de águas lisas com sabores ainda é bastante incipiente se comparada com mercados internacionais, pelo que consideramos que esta é uma janela de oportunidade, sendo que a Água Serra da Estrela vai preencher esta lacuna com o lançamento de uma água com sabores sem gás.

Quais são as referências e marcas que comercializam neste sector? E as apostas mais recentes? Têm projectos em carteira para o lançamento de novos produtos. Em que segmentos e com que benefícios adicionais para o consumidor?

Comercializamos a Água Serra da Estrela (com e sem gás), reconhecida pela sua elevada qualidade e origem ímpar, sendo líder no subsegmento de águas de nascente. Já no decorrer do mês de Março vamos lançar uma água sem gás com sabores (limão e ananás/laranja) e benefícios adicionais para os consumidores como sejam vitaminas e cálcio. Trata-se na base de uma água da nascente, pura e cristalina, à qual foram adicionados aromas naturais de frutos seleccionados e da preferência do consumidor, vitaminas e cálcio, sendo que a nossa água tem a mais valia de deter dos mais baixos níveis de Kcal por 100ml (7kcal/100ml).

No fundo, a Serra da Estrela com sabores será uma forma diferente de beber água, para todos os consumidores que já reconhecem a importância deste gesto mas que agora têm razões acrescidas para o fazer: o prazer dos sabores e os benefícios funcionais das vitaminas e cálcio. Este lançamento vai ser apoiado com uma campanha de comunicação que dará a conhecer ao consumidor este novo produto e o seu posicionamento.

Qual a importância dos canais de Distribuição Alimentar e Horeca (volume e valor) e que estratégias são desenvolvidas para cada um deles?

O canal da Distribuição Alimentar tem vindo a ganhar peso, representando actualmente cerca de 2/3 das vendas de águas engarrafadas, valendo o Horeca 1/3. Esta evolução reflecte não só o próprio desenvolvimento que o sector da Distribuição Moderna apresentou nos últimos anos bem como a preocupação dos operadores em disponibilizar aos consumidores embalagens de maior comodidade e adaptadas aos diversos momentos de consumo.

Relativamente ao mercado Horeca, temos um conjunto de variáveis que suportam o desenvolvimento das marcas, como sejam o serviço prestado, a relação estabelecida com a nossa equipa comercial e obviamente uma marca de confiança que promova o desenvolvimento do negócio do cliente. Identificados os factores críticos de sucesso a nossa estratégia aponta no sentido de corresponder com excelência aos desafios que estes nos colocam, sendo para nós claro que o lançamento da nova Serra da Estrela com sabores vem preencher diversos dos pontos focados (inovação/animação; estimular o consumo; disponibilizar ao consumidor novos conceitos, entre outros).