Não Alimentar

Amaciadores fogem à regra

Por a 1 de Junho de 2006 as 14:00

Amaciadores fogem à regra

Os amaciadores, também denominados condicionadores, registaram a melhor performance do mercado de produtos para o cabelo com variações positivas de 15 pontos percentuais em quantidade e seis em valor face ao exercício homólogo. Os champôs subiram em valor mas estagnaram as vendas em volume, de resto como os restantes segmentos que constituem este mercado.

O mercado dos produtos para o cabelo estagnou as vendas quer em volume quer em valor, à excepção dos condicionadores que registaram uma subida de 15 pontos percentuais em quantidade e seis pontos em valor e o segmento dos champôs que cresceu quatro pontos em valor. Foram comercializados 2,3 milhões de litros de amaciador para o cabelo, fixando as vendas nos 29 milhões de euros, segundo o ano móvel Janeiro/Fevereiro 2006 da consultora Nielsen. Os portugueses preferem condicionador em creme. Este subsegmento vale 27 milhões de euros, o que representa 93% da quota em valor do segmento dos amaciadores, com 2,2 milhões de litros comercializados, ou seja, 98% da quota em volume.

Quanto ao condicionador líquido, apesar de ser um subsegmento com pouca expressão no mercado, registou uma subida de 50 pontos percentuais em quantidade e 26% em valor. Passaram pelas caixas de saída dos hiper e supermercados nacionais 39 mil litros destes produtos, o que representa vendas de 1,8 milhões de euros. No que respeita ao segmento dos champôs, a subida em valor (4,4%) não acompanhou o crescimento em volume (1,4%). Foram comercializados 7,8 milhões de litros aproximando as vendas em valor dos 84 milhões de euros. As fórmulas 2 em 1 registaram quebras de nove pontos percentuais nos dois indicadores, fixando as vendas em 8,8 milhões de euros para 801 mil litros transaccionados. O maior subsegmento pertence aos champôs normais que detêm 60 por cento da quota em volume e 56 pontos percentuais da participação em valor do segmento dos champôs. Os portugueses compraram 4,7 milhões de litros destes produtos aproximando as vendas dos 48 milhões de euros. O subsegmento cresceu 3,5% em valor mas apenas 0,4% em volume. Por sua vez, o subsegmento anti-caspa registou a maior subida do mercado dos champôs quer em volume (7,9%) quer em valor (11,5). Foram comercializados 2,3 milhões de litros deste tipo de champô, fixando as vendas em valor nos 27,3 milhões de euros.

Gel em queda

No que diz respeito ao segmento dos produtos para pentear, estes desceram 0,8% nas vendas em volume mas subiram 1,3% em valor. Passaram pelas caixas de saída da Grande Distribuição 10,4 milhões de unidades destes produtos com as vendas em valor a atingirem quase 40 milhões de euros.

O maior mercado deste segmento é o gel com 4,6 milhões de unidades transaccionadas e vendas em valor próximas dos 16 milhões de euros. O subsegmento detém 44% de participação em quantidade e 40% da quota em valor no segmento dos produtos para moldar o cabelo. No entanto, registou variações negativas quer em volume (4%) quer em valor (2%), o que representa uma transferência de consumo para as aplicações mousse/espuma e creme. O subsegmento espumas e mousse subiu 6 pontos em quantidade e 7,5 em valor. Foram comercializadas mais de 2,1 milhões de unidades destes produtos, fixando as vendas em valor perto dos nove milhões de euros. A aplicação creme cresceu 147 pontos percentuais em volume e 135 pontos em valor. Trata-se de um subsegmento em crescimento mas ainda com pouca expressão no mercado já que os portugueses compraram 135 mil unidades destes produtos, cifrando as vendas em valor nos 700 mil euros.

As lacas aerossol são o segundo maior mercado deste segmento com quase 3 milhões de unidades transaccionadas e vendas em valor próximas dos 12 milhões de euros. Este subsegmento subiu o valor de mercado ao crescer dois pontos percentuais neste indicador e apenas 0,4% em quantidade, representado 29% da quota em valor do segmento dos produtos para o cabelo.

O subsegmento lacas vaporizador caiu 7 pontos percentuais em quantidade e 6 pontos em valor. Os portugueses levaram para casa 330 mil unidades destes produtos, o que situa as vendas em 1,5 milhões de euros. A aplicação fixing spray desceu 25% em volume e 24% em valor, com as vendas a atingirem 953 mil euros com 196 mil unidades comercializadas.

Quanto ao segmento dos produtos para bebé, este cresceu 0,8% em volume e desceu 0,8% em valor. Este mercado vale perto de oito milhões de euros para 1,1 milhões de litros transaccionados. O champô representa 90% da quota em volume e 91% da quota em valor do segmento dos produtos para bebé, com um milhão de litros vendidos e vendas em valor na ordem dos 7,2 milhões de euros.