Bebidas

Sumolis minimiza prejuízo

Por a 31 de Maio de 2006 as 18:11

Sumolis

A Sumolis declarou um crescimento de 1,7% no seu volume de negócios durante o primeiro trimestre do ano, atingindo 31,9 milhões de euros. Este comportamento decorre da evolução de 2,7% nas vendas, que chegaram a 29,1 milhões de euros em consequência dos acréscimos de 1,9% no mercado doméstico e de 14,2 pontos a nível internacional. Quanto ao cash-flow operacional, aumentou 22,9%, para 1,7 milhões de euros, enquanto os custos operacionais mantiveram-se estáveis face a igual período de 2005. O resultado líquido continuou negativo, cifrando-se em 1,6 milhões de euros, mas a empresa destaca que a comparação com o ano anterior indica uma evolução favorável de 17 pontos percentuais.

A empresa sustenta que esta performance ocorre num cenário em que o mercado continua a ser afectado pelo fraco crescimento da economia e pelo contexto desfavorável no sector de refrigerantes, por oposição às variações positivas sentidas nos sumos e néctares, bem como nas águas sem gás. Curiosamente, a Sumolis conseguiu crescer 3,4% nos refrigerantes, estabilizou vendas nas águas e regrediu nas cervejas e nos sumos e néctares.

Os primeiros três meses do ano ficaram ainda marcados pela aposta na Inovação, através do lançamento da gama Estrela Sabores, do Sumol Z, em Abril, e da H2OH! com sabor a 7UP, já em Maio A empresa, apesar de reconhecer que as perspectivas apontam para crescimentos diminutos nos mercados em que opera, encontra-se optimista em relação aos meses de Maio e Junho devido à realização do Rock in Rio, que conta com Sumol e 7UP como patrocinadores oficiais. Os campeonatos de futebol serão outra das mais-valias para a empresa, uma vez que tradicionalmente representam períodos com acréscimos de consumo nas diferentes áreas de actividade da companhia.