“Onde pára o condutor?”

Por a 11 de Maio de 2006 as 18:40

IBS

Um dos maiores desafios que as empresas de transporte de mercadorias enfrentam é rentabilizar as viagens de regresso, feitas quase sempre com pouca carga ou mesmo nenhuma. Com o objectivo de optimizar estas viagens, a IBS desenvolveu um sistema que permite, entre outras vantagens, agendar carregamentos inicialmente não previstos e assim minimizar os custos da mesma viagem.

A IBS, fornecedor mundial de soluções de gestão empresarial, lançou recentemente uma nova solução para o sector de transporte rodoviário de mercadorias. O sistema de informação Traffic & Fleet Management permite acompanhar as viagens e gerir a disponibilidade dos recursos logísticos e humanos em tempo real.

Para justificar a aposta nesta solução, o consultor de vendas da IBS Ibéria, José Nuno Carneiro, salienta o facto de este “mercado ser assimétrico”, ou seja com empresas de grande e pequena dimensão e, por isso, com diferentes necessidades. Neste sentido, a IBS oferece e implementa soluções à medida das necessidades de cada organização.

“Não se trata de uma solução para viaturas”, ou seja um equipamento que se aplica no interior da viatura, mas sim uma ferramenta de backoffice que suporta a área operacional. No entanto, a solução é flexível, ou seja compatível “com qualquer sistema de controlo e gestão de viaturas”, explica José Carneiro.

A principal vantagem do sistema passa sobretudo pela eficiência no controlo de custos e recursos (veículos e respectivos motoristas). Saber onde se encontram os veículos naquele exacto momento e “conhecer a evolução de determinada viagem”, assim como dar novas instruções de transporte ao condutor, tendo conhecimento imediato que este tem capacidade e disponibilidade para realizar o trabalho adicional, são algumas das mais-valias apontadas por José Carneiro.

Mas há mais: o sistema permite planear e programar viagens, assim como avaliar o desempenho dos condutores caso a caso, ou seja determinar a rendibilidade e produtividade de cada um colaboradores isoladamente. Por outro lado, o sistema assegura valores mínimos por quilómetro, assim como regista todas as ocorrências da viagem, o que permite efectuar uma “rigorosa análise de desvios”.

Os objectivos do grupo para este ano passam por conquistar cinco clientes até ao final do primeiro semestre, mas fechar o ano com dez. Em 2007, a empresa estima ter mais “cinco empresas top ten” na sua carteira de clientes. A IBS opera em Portugal, Espanha, Itália, França, Brasil e, mais recentemente, na Colômbia. Na Península Ibérica, a empresa registou, em 2005, um volume de negócios na ordem dos 20,5 milhões de euros.