FMCG Vinhos

Amizade em torno do Douro

Por a 11 de Maio de 2006 as 18:36

Xisto

O vinho tinto Xisto – Roquette e Cazes 2003 marca o encontro de dois amigos, Jorge Roquette da Quinta do Crasto e Jean-Michel Cazes do Château Lybch-Bages. Em 2002, as duas famílias decidiram criar uma empresa e produzir um grande vinho, que fosse marcado pelas características naturais do Douro e pela experiência dos Cazes, que fazem vinhos em Bordéus há cerca de um século.

Dois desafios colocavam-se a estes dois amigos: respeitar as características do Douro, para não perder o toque local, e juntar duas equipas de enólogos que falam línguas diferentes e trabalham separados por uma distância de mil quilómetros. Para Jean-Michel Cazes o objectivo era “fazer um grande vinho com as castas do Douro, um vinho que mostrasse estrutura e complexidade, que possuisse o poder e o Sol de Portugal, conjugados com a elegância de Bordéus”.

Todo o processo começa, no entanto, na vinha. Periodicamente o enólogo da família Cazes, Daniel Llose, deslocou-se ao Douro para visitar as vinhas acompanhado por Tomás Roquette e Susana Esteban. A vinificação é um trabalho conjunto de Daniel Llose e Susana Esteban que, para conservar as características do Douro, mas integrá-las com elegância, criaram um sistema de vinificação específico, com remontagens suaves e macerações prolongadas, conseguindo assim, um vinho intenso, bem estruturado, elegante, com personalidade própria e bem marcado pelo seu terroir. O Xisto – Roquette e Cazes 2003 estagiou durante 18 meses em barricas de carvalho francês, sendo 60% novas, e foi engarrafado em Abril de 2005.

Com uma produção de 30.000 garrafas, a família Roquette fica responsável pela distribuição do néctar em Portugal e no Brasil, enquanto a família Cazes trata do resto do mundo. O Xisto já estará à venda nos Estados Unidos, Canadá, China, Bélgica, França, Suíça, Brasil, Reino Unido, Irlanda, Espanha e claro, Portugal.

De referir ainda que o Xisto Roquette e Cazes 2003 foi considerado, durante a realização da Vinexpo 2005, maior feira de vinho do mundo organizada em Bordéus, um dos dez vinhos mais surpreendentes do evento. Intitulado “As descobertas do Júri”, 14 dos mais reputados opinion makers, sommeliers e jornalistas do mundo tiveram a tarefa de encontrar o top ten dos vinhos mais inovadores e intrigantes presentes neste certame.