FMCG Vinhos

Porta da Ravessa lidera Alimentar

Por a 19 de Abril de 2006 as 17:55

Um estudo da AC Nielsen referente às vendas de vinho no canal Alimentar, em Portugal, em 2005, coloca o Porta da Ravessa no primeiro lugar no ranking das marcas, com 5,1 por cento das vendas em valor e com uma margem de 1,3 pontos para a marca posicionada no segundo lugar. Os dados em valor são confirmados também em volume, alcançando a Adega Cooperativa de Redondo (ACR) 12,1 por cento do mercado, contra os 11,9 registados em 2004. No total, a produção da ACR, em 2005, foi de cerca de 15 milhões de garrafas, contra os 13 milhões do ano anterior, saindo das instalações sedeadas na vila de Redondo 8.708.992 de garrafas de Porta da Ravessa.

Neste ranking elaborado pela consultora AC Nielsen aparece ainda outro néctar da ACR – o Real Lavrador – ocupando o quarto posto, com 3,18 por cento do mercado em valor e que, em 2005, teve um produção superior a 4,8 milhões de garrafas. No caso do Real Lavrador registou-se, no entanto, uma queda no ranking, tendo o néctar passado do segundo posto para o já referido quarto lugar.

Destaque ainda para o vinho da Herdade do Esporão – Monte Velho – que conquistou o segundo lugar no “Top Ten” das marcas mais vendidas no canal Alimentar, obtendo 3,8 por cento do mercado em valor, subindo quatro lugares face aos resultados de 2004. Também o vinho Casal Garcia da Quinta da Aveleda subiu uma posição – de quarto passou para terceiro – detendo 3,25 por cento de quota de mercado em valor.

As maiores descidas neste ranking ficaram para o já referido Real Lavrador (de 2.º para 4.º) da ACR e para o Monsaraz da Cooperativa Agrícola Reguengos de Monsaraz CARMIM, tendo passado do terceiro posto para o quinta com 2,99 por cento de quota de mercado. O restante ranking é ocupado pelo Terras del Rei (sexta posição com 2,75%), Borba (sétima posição com 2,35%), Reguengos (oitavo lugar com 2,09%), Gazela (nono lugar com 1,69%) e, por último (10.º posto) JP da Bacalhôa com uma quota de mercado em valor no canal Alimentar de 1,69 pontos percentuais.