FMCG Marcas

Azeites com alma

Por a 19 de Abril de 2006 as 18:19

Um grupo de empresários portugueses lançou ontem uma nova marca de azeite – Azal -, dando assim início a um projecto inovador que vai garantir o escoamento da produção dos olivicultores do Redondo, região onde o olival representa uma importante e significativa parte nas diferentes explorações agrícolas.. Esta empresa recém constituída, de capitais totalmente nacionais, iniciou a sua actividade com a aquisição das instalações da Cooperativa dos Olivicultores do Redondo (COR).

Após a aquisição do lagar, das existências e das marcas da Cooperativa dos Olivicultores do Redondo, João Morais e Castro, presidente do conselho de administração da Azal, Azeites do Alentejo, espera até 2009 obter uma facturação de quatro milhões de euros, dos quais cerca de 60% serão resultado de exportações. O lagar adquirido tem uma capacidade média de produção de 1,5 milhões de kg de azeitona/ano.

Quanto aos azeites apresentados ao mercado, a gama é composta por cinco azeites: Azal DOP (Denominação de Origem Protegida), Azal Memória, Azal Terra (proveniente de Agricultura Biológica), Azal Temperamento (condimentado com flor de sal e louro) e Azal Origem. Para impulsionar a comercialização do azeite, a Azal actuará com venda directa em grandes contas através de uma política de account management, e assegurará a distribuição em pontos de venda tradicionais com a criação de uma rede de distribuidores.

A gestão de distribuição incidirá prioritariamente sobre quatro canais: Foodservice, Retalho seleccionado, Retalho especializado e canais adicionais, esperando a empresa desenvolver 300 pontos de venda em Portugal até ao final do ano, «permitindo à empresa encarar com optimismo o projecto de desenvolvimento da produção e comercialização de azeites virgens extra com uma boa relação qualidade/preço» referiu João Morais e Castro. Certa está já a entrada no El Corte Inglés, tanto no espaço comercial como no El Gourmet, de resto situação privilegiada pelas responsáveis da empresa que pretendem colocar os azeites em lojas de prestígio, de modo a trazer um valor acrescentado à marca.

Os azeites Azal, todos extra virgem, com uma acidez máxima de 0,7º, apresentam-se em garrafas de vidro de 50 cl e 25 cl, bem como em formatos destinados à restauração – Azal Mesa (com rolha inviolável), e formatos miniatura – Azal Miniaturas 20ml, prevendo-se para breve o alargamento da oferta comercial com produtos afins e relacionados (vinagre e outros produtos tradicionais alentejanos).