Bebidas

Sumol entra nas águas com sabores

Por a 16 de Março de 2006 as 17:52

Serrasabor

O Grupo Sumol entrou no sector de águas com sabor através da marca Serra da Estrela. A decisão tem por base o dinamismo do segmento e o facto de o mercado estar a crescer em ritmos de cinco pontos percentuais ao ano, revelou a administração da companhia, salientando ainda que a marca de águas tem evoluído a uma média de 9% nos últimos anos. Serra da Estrela Sabores surge no mercado sem gás e nas referências Limão (representa cerca de 70% das vendas de águas com sabor) e também Ananás/Laranja.

Falamos de um mercado global estimado em 800 milhões de litros, dos quais 51 milhões pertencem à Serra da Estrela, adiantaram responsáveis pelo lançamento. O consumo per capita em Portugal situa-se nos 80 litros enquanto a nível europeu ascende aos 110, razão pela qual o grupo encontrou aqui uma oportunidade de negócio. Tanto mais que o segmento de águas com sabor tem estado em grande dinamismo, subindo acima dos 50% e sendo caracterizado por sucessivos lançamentos de todas as empresas.

A Estrela Sabores irá aproveitar a extensa rede de distribuição Sumol e beneficia da capacidade de produção instalada no Grupo, a qual ascende a 80 milhões de litros e prima pela flexibilidade. Por outro lado, o Grupo considera que o facto de o segmento sabores em Portugal estar muito centrado nas propostas com gás, ao contrário do que acontece na grande maioria dos países europeus, constitui mais um elemento que potencia a oportunidade do lançamento.

O novo produto tem como target primário o segmento feminino e destina-se a pessoas entre os 25 e os 45 anos inseridas nas classes sociais A, B e C1. Será comercializado em embalagens de 33 cl e de 1 lt, o que permite colocar produto tanto no canal Alimentar como no Horeca. Alvo de um investimento global de 2,5 milhões de euros, incluindo todo o suporte publicitário que passará por televisão, degustação e material de ponto de venda, Serra da Estrela Sabores deverá vender neste primeiro ano de lançamento cerca de um milhão de litros, a cumprirem-se as expectativas do grupo Sumol.

A presença da Estrela Sabores é neste momento mais notória junto do canal Horeca, mas estão já concluídas as negociações com a Modelo/Continente. A entrada na cadeia Feira Nova está igualmente para breve, mas a Pingo Doce e também os discount ficam de fora, pelo menos por enquanto. O Grupo assegura que os níveis de distribuição em Horeca serão idênticos à água Serra da Estrela e que por agora não está planeado o lançamento de novos sabores. Porém, e tal como não poderia deixar de ser, foram já efectuados todos os testes tendo em vista essa possibilidade, a qual estará dependente da aceitação do consumidor face a esta nova proposta.