Feiras

Weine em feira

Por a 17 de Fevereiro de 2006 as 10:25

Prowein

A cidade de Düsseldorf irá acolher no final de Março uma das maiores feiras de vinho da Europa. Considerado como mercado estratégico para as exportações dos nossos néctares, Portugal irá estar representado por 58 agentes económicos e instituições.

De Norte a Sul do País, os produtores de vinho nacionais rumam no mês de Março até à cidade renana de Düsseldorf para a ProWein 2006, uma das maiores feiras de vinho organizadas em solo europeu. Ambiente profissional, selecção compacta internacional e relevância de mercado global, estes são os três factores que caracterizam este evento. Peritos, opinion makers, profissionais, escanções, consumidores de toda a Alemanha e não só, irão degustar e comparar os vinhos expostos durante os três dias (26 a 28 de Março) num espaço com mais de 35 mil metros quadrados.

Entre os expositores contam-se os franceses (mais de 400), italianos (aproximadamente 600), espanhóis (cerca de 250) e, claro, 58 agentes económicos e entidades portuguesas, cujo objectivo será o de promover e dar a conhecer os néctares que se produzem em solo nacional. De acordo com um relatório realizado pela organização da ProWein, cerca de 30 por cento dos visitantes do evento pertencem ao sector do retalho, 17 por cento ao canal Horeca, nove por cento são importadores/exportadores, tendo a feira recebido cerca de 29 mil visitantes na edição de 2005, número que a organização espera ultrapassar este ano.

Interessante é também o facto de 12 por cento desses visitantes visitarem a feira com o intuito de degustar especificamente os vinhos portugueses, número que fica aquém dos 60 por cento que com interesse pelos néctares alemães, 40 pelos italianos e 34 pelos francês, ficando, no entanto, acima da média atingida por países como a Nova Zelândia e Argentina (10%) ou Grécia (6%). Importante é também o facto de 44 por cento dos visitantes profissionais referirem que a visita à ProWein influenciará decisivamente a compra de vinhos, revelando ainda o relatório que perto de 40 por cento desses visitantes exercem cargos de decisão na sua empresa. Curioso também não deixa de ser o facto de entre os expositores alemães, aproximadamente meia centena de produtores apresentarem vinhos especialmente vinificados para comemorar a realização do mundial de futebol na Alemanha, podendo, inclusivamente, colocar nos rótulos os logótipos da FIFA e da federação alemã de futebol. Sem dúvida uma estratégia que poderá angariar mais alguns adeptos para o vinho e que em Portugal, por altura do EURO 2004, ninguém adoptou.