Feiras

Participações organizadas

Por a 17 de Fevereiro de 2006 as 10:23

Koelnmesse

As feiras, sejam elas nacionais, internacionais, sectoriais ou técnicas, são um elemento cada vez mais indispensável para as empresas se mostrarem num mercado cada vez mais global. Uma preparação e organização prévia potenciam o sucesso de uma participação que, em termos internacionais, deve ser sempre ponderada a médio/longo prazo.

Com a liberalização do comércio internacional e à luz do fenómeno crescente da globalização, as pequenas e médias empresas portuguesas dispõem, na abordagem dos mercados externos, de uma variedade de novas possibilidades de comercialização. Para se ter sucesso é necessário, contudo, possuir uma oferta inovadora, de modo a ter capacidade para fazer frente à concorrência, uma publicidade adequada e um vasto leque de serviços para oferecer aos clientes e utilizadores.

Segundo o relatório “Como participar em feiras nos mercado externos”, elaborado pela Unidade de Gestão Sectorial (UGS) do ICEP, para além do «planeamento exacto e do financiamento desse tipo de actividades, a correcta selecção dos instrumentos de comunicação também desempenha um papel importante. De acordo com as tarefas e objectivos, a participação em feiras especializadas internacionais e em feiras sectoriais nacionais possibilita, para além da comparação de funções, qualidade, concepção e preço, um contacto pessoal com potenciais clientes».

Identificação de necessidades

As análises exactas para determinar um potencial mercado, preços, capacidade da concorrência e os canais mais eficientes, bem como a logística necessária, são os pontos principais em que as feiras oferecem uma ajuda importante. Como montra dos diversos ramos de actividade, as feiras transmitem uma visão geral sobre a oferta existente e, segundo as empresas expositoras, servem ainda para a identificação das necessidades principais e dos nichos de mercado com probabilidades de sucesso.

«Apesar do crescimento da concorrência entre os vários instrumentos de comunicação, as feiras especializadas permanecem inalteráveis em relação à sua posição de liderança mundial», sublinha o relatório da UGS. Assim, o desenvolvimento das feiras levou ao aparecimento de empresas Full-service nos mercados cada vez mais ambiciosos e concorrenciais. As feiras especializadas tornaram-se pontos de encontro centrais dos diversos sectores de actividade, possibilitando o diálogo entre decisores, interessados e utilizadores. Estudos recentes da associação alemã das feiras internacionais atribuem cerca de 40% do montante global do “B2B” (Business to Business) no crescimento da economia alemã directamente à participação das empresas alemãs em feiras.

Além das fortes alterações das condições políticas e económicas globais, as feiras continuam a possuir uma importância significativa na comunicação da economia. Esta tendência, bem como a abertura das fronteiras económicas, resultante da liberalização mundial do comércio, alteraram consideravelmente os conteúdos e o significado das antigas feiras técnicas/sectoriais.

Ajuda ICEP

O ICEP, através dos serviços no País e delegações no mundo, presta apoio às empresas nacionais presentes em feiras internacionais. Do lado das PME´s esta ajuda é considerada importante, dado, muitas vezes, não possuírem os recursos de pessoal para planear individualmente as participações em feiras estrangeiras. O apoio técnico e organizacional prestado por uma entidade oficial com know-how no âmbito da realização de feiras é muito valorizado por 58% das empresas inquiridas neste relatório, sendo que 57% consideram muito positiva a imagem transmitida pelas participações colectivas nacionais.

O sucesso de uma feira internacional não deve, no entanto, ser medido a curto prazo. A participação deve ser sempre concebida a médio e longo prazo, uma vez que este sucesso só será recompensado após a segunda ou terceira presença. Assim, apesar da conjuntura difícil, em vez de se cancelar a participação na feira, as empresas «devem sempre ponderar se não seria melhorar cortar temporariamente nalgumas despesas ou gastos. «Stands mais pequenos, soluções mais económicas na montagem do stand, assim como a apreciação crítica dos custos secundários oferecem, quase sempre, o potencial para economizar e, assim, também possibilitam a presença num feira importante de modo a mostrar continuidade no acompanhamento do mercado».