FMCG Vinhos

Mais vinha no Chile

Por a 24 de Janeiro de 2006 as 14:07

De acordo com recentes estudos, o Chile terá de aumentar a sua área de vinha em mais 50 por cento nos próximos oito anos, de modo a corresponder à procura os seus néctares. Os dados publicados pelo governo chileno revelam que, em 2014, o País exportará mais de 10 milhões de hectolitros de vinho, de uma produção de 12,9 milhões de hectolitros, correspondendo a um valor próximo dos 1,5 mil milhões de euros.

De modo a suportar tal crescimento, um mínimo de 67 mil hectares de vinha deverão ser plantados nos próximos anos, possuindo o Chile, em 2004, mais de 112 mil hectares de vinha. Esta é, sem dúvida, uma viragem significativa para um País que até 1995 se encontrava em declínio, produzindo nesse ano 3,1 milhões de hectolitros. O estudo realizado pela Odepa, o departamento de investigação agrícola governamental do Chile, faz ainda uma comparação das exportações chilenas, em 2003, com outras “potências” mundiais vinícolas. Nesse ano, as exportações do Chile rondaram os 547 milhões de euros, enquanto a Austrália registou mais de 1,2 mil milhões de euros e a França uns significativos 5,3 mil milhões de euros.

Estas notícias são, na realidade, mais um factor de preocupação para os produtores de vinho e instituições com responsabilidade na promoção de vinho a nível nacional. Com a “única” saída a estar na exportação dos néctares portugueses, a previsível invasão de vinhos chilenos em nada irá facilitar os negócios aos nossos agentes económicos. Ainda para mais quando a maior procura pelos vinhos chilenos se verifica precisamente nos mercados prioritários apontados pela ViniPortugal – EUA e Reino Unido.