FMCG Marcas

UE sobe ajuda ao comércio

Por a 14 de Dezembro de 2005 as 18:34

A União Europeia (UE) anunciou ontem o aumento de dois milhões de euros por ano, durante cinco anos, na ajuda relacionada com o comércio a favor dos países em vias de desenvolvimento. A notícia foi dada ontem em Hong Kong, onde teve inicio a reunião ministerial da Organização Mundial de Comércio (OMC), pela mão do comissário europeu do Comércio, Peter Mandelson.

Entretanto, os países mais ricos tentam chegar um acordo sobre o pacote de medidas favoráveis aos países menos avançados. Apesar de a UE já ter avançado uma medida concreta, os EUA e o Japão só agora começam a dar mostras de flexibilidade, embora a iniciativa esteja a ser alvo de numerosas críticas.

O pacote de medidas a favor dos países desfavorecidos, «não é um substituto de uma negociação ambiciosa sobre o conjunto dos dossiers. Este conjunto de medidas não deve ser uma desculpa para não avançar sobre os outros temas da negociação», alertou o director-geral da OMC, Pascal Lamy. Por outro lado, é consensual para estes países que o aumento da ajuda aos países mais pobres não serve de nada se o Norte não abrir mais o mercado ao comércio de produtos agrícolas, tal como se comprometeu a fazer no início das negociações.