Tec & Log

Combate às perdas e furto no retalho

Por a 24 de Novembro de 2005 as 18:11

A Checkpoint Meto, fornecedor líder em produtos de identificação por radiofrequência e soluções de segurança para o retalho, lançou o seu mais recente software para recolha e análise da informação obtida pelas suas diferentes soluções de prevenção de perda desconhecida no retalho, o CheckProTM Manager. Com este sistema é possível perceber com exactidão de que forma estão a funcionar os sistemas de prevenção de quebra, em tempo real, para que se possa maximizar o seu potencial.

De acordo com Paulo Borges, country manager da Checkpoint Meto, «criámos condições para que os retalhistas possam desenvolver suportes na luta contra a perda desconhecida, o que significa não só fornecer-lhes ferramentas para a detecção de cada caso de furto, mas também a forma de medir, gerir e monitorizar as especificidades do seu espaço comercial, o que difere de caso para caso». O responsável pela empresa em Portugal destaca que «esta capacidade de verificar o espectro de acontecimentos do espaço comercial e as variadas condicionantes permite que o retalhista possa tomar medidas e aumentar a sua performance no que diz respeito ao combate à quebra quer seja ao nível dos equipamentos electrónicos, quer seja na formação dos recursos humanos».

O CheckProTM Manager, permite estudar todos os incidentes registados pelos sistemas de Electronic Article Surveillance (EAS) como alarmes individuais e múltiplos, o estado dos acessórios, as imagens CCTV e a desactivação, realizando esta análise por loja, região ou mesmo por país, em tempo real. Através desta observação criam-se condições para que os retalhistas possam obter informações como os períodos de maior taxa de furtos, artigos mais atingidos pelo furto, detecção de áreas problemáticas dentro do espaço comercial, entre outros. Este software possibilita ainda ao retalhista detectar elementos de apoio à sua estratégia de marketing e publicidade, uma vez que contabiliza o fluxo de entrada e saída de clientes, permitindo cruzar esta variável com períodos específicos no tempo, quer seja a análise de épocas temáticas como o Natal ou a Páscoa, ou de momentos relacionados com campanhas publicitárias, de marketing, etc. Desta forma, o retalhista consegue compreender o real impacto de uma campanha junto do seu consumidor, verificando as mudanças de fluxo diárias.

Outras vantagens do novo software passam pelo facto de produzir relatórios com envios automáticos para o cliente via e-mail, que se revelam excepcionais por relatarem anomalias no funcionamento, bem como por incluir a opção de telemanutenção que permite diagnosticar avarias online, isto é, reparar sistemas nas instalações da Checkpoint Meto sem necessidade de deslocação. Finalmente, o cliente, que facilmente poderá aceder ao site www.checkpromanager.com através de uma password, não terá que investir em hardware na loja, visto que a informação é tratada por um servidor nos EUA.