Feiras

Resposta aos desafios

Por a 10 de Novembro de 2005 as 18:50

Organizada pela Exposima, o parque de exposições de Montpellier acolherá a 22.ª edição do Sitevi, um salão bienal de referência mundial para matérias, equipamentos e serviços vitivinícolas. A edição de 2005 marca também a presença de um hall dedicado exclusivamente às frutas e legumes.

O Sitevi tornou-se ao longo das suas 21 edições, uma vitrine das novas tecnologias e serviços destinados às fileiras vitivinícolas e arborícolas. Com os dados do salão a demonstrarem uma evolução no número de expositores e visitantes, passando nesta última década de 732 (1995) para 944 participantes profissionais (2003), incluindo 219 novos expositores a mostrarem os seus produtos e um crescendo de visitantes, ultrapassando os 50 mil na sua última edição, o Sitevi tornou-se num espaço essencial para quem pretende conhecer as últimas inovações em termos tecnológicos nos respectivos sectores alvo.

O destaque desta edição vai para as inovações premiadas nos cinco grandes sectores deste salão internacional, merecendo especial atenção as cinco grandes tendências em viticultura (a utilização da energia eléctrica em equipamentos até hoje hidráulicos), em enologia (a diminuição do teor alcoólico dos vinhos), o acondicionamento dos vinhos com novas cápsulas de rosca, as frutas e legumes (largamente dependentes da irrigação e, por último, o aconselhamento e o desenvolvimento de serviços de acompanhamento da vinha. A irrigação é, de resto, um dos temas mais importantes deste salão, não só tendo em vista a correcta utilização dos sistemas de rega para o sector vitivinícola e arborícola, como a actual situação da falta de água em vários países do mundo, sendo Portugal um exemplo claro desta conjuntura.

Desde 1993, a cidade francesa de Montpellier tem vindo a investir no parque de exposições, com a edição de 2005 a ficar marcada pelo aumento do hall 12 e pela construção do acolhimento Sul, permitindo não só o desenvolvimento das fileiras vinha/vinho e frutas/legumes, mas também, melhorar a sua visibilidade. O programa variado de conferências da 22.ª edição do Sitevi foi desenvolvido conjuntamente com numerosos profissionais e instituições, havendo lugar nos três dias da feira a abordagem de várias temáticas técnicas (viticultura, vinificação, enologia), económicos (marketing internacional do vinho), bem como a gestão da água e da irrigação.