Feiras

Expo Retail procura internacionalização

Por a 10 de Novembro de 2005 as 18:48

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Realizada de 15 a 17 de Fevereiro de 2006, a segunda edição da Expo Retail vai reforçar a presença de profissionais e expositores internacionais, dedicando especial atenção ao comércio a retalho português. De carácter profissional, a feira aposta no seu processo de internacionalização, dando especial atenção ao potencial do comércio a retalho em Portugal.

A segunda edição da Expo Retial, organizada pelo grupo Planner e patrocinada por Móstoles Industrial, Rótulos Ayllón e VCS Tímeles, celebrar-se-á de 15 a 17 de Fevereiro de 2006 no Palácio Municipal de Congressos de Madrid. Durante estes três dias, a feira – de carácter profissional – apresentará as últimas novidades e tendências no retail marketing, tecnologia do comércio a retalho e imobiliário comercial. Dirigida a um amplo leque de profissionais, desde gerentes, proprietários de hipermercados, franchising, grandes superfícies e cadeias de lojas até consultores de tecnologias, engenheiros, arquitectos, interioristas e designers, a Expo Retail pretende converter-se no grande salão dos espaços, serviços e equipamentos comerciais do mercado ibérico.

De acordo com Marian Navarro, directora da Expo Retail, «o nosso principal objectivo é aumentar a difusão internacional da Expo Retail. A primeira edição da Expo Retail confirmou a idoneidade de uma feira dirigida aos profissionais de um sector tão pujante no nosso país como o comércio a retalho», estabelecendo a directora da feira novos desafios para este ano que passam por potenciar o carácter internacional da Expo Retail e reforçar os conteúdos especializados no mercado português. Assim, a principal aposta na edição deste ano passa por «duplicar a sua superfície de exposição e ampliar as actividades que se realizam em paralelo à feira, destacando-se a internacionalização do II Foro Global Retail, que este ano vai contar com umas Jornadas Especiais sobre Portugal», realizadas com a colaboração das principais associações e meios de comunicação do sector presentes no país vizinho. Além disso, a Expo Retail contará com a primeira edição dos Prémios Futurshop e a exposição “Evolución de la Rotulación durante el siglo XX. Nuevas tendencias siglo XXI”.

Aposta portuguesa

Fazendo um balanço da feira de há dois anos, Marian Navarro revela que a feira «consolidou-se na sua passada edição como o único ponto de encontro em Espanha do sector de equipamento e localização comercial para todo o tipo de comércios. Um encontro a que compareceram 5.200 visitantes profissionais dos quais 74% correspondiam a cargos de chefia. Tanto os visitantes como os expositores ressaltaram a qualidade, quantidade e variedade da oferta exposta na Expo Retail04, e manifestaram a sua intenção de voltar a participar na feira».

De facto, grande parte dos expositores da passada edição já reservaram um stand. Para 2006, o principal compromisso é «aumentar a difusão internacional da Expo Retail e atrair visitantes europeus, com especial atenção a Portugal». De facto, a aposta no nosso país deve-se, nas palavras da directora da feira, «ao processo de renovação e modernização dos comércios, o que sem qualquer dúvida vai supor um maior volume de negócios para as empresas expositoras do salão. Através de diferentes acordos de colaboração com algumas das principais associações de retalhistas e meios de comunicação profissionais, a Expo Retail quer conseguir uma aproximação entre os expositores e os principais clientes portugueses que possam necessitar dos seus produtos e serviços».

Para além disto, a feira está presente noutros países, especialmente os países mediterrânicos, graças também a colaborações com associações e meios de comunicação. No que diz respeito à internacionalização das empresas participantes, «estamos a efectuar actividades de promoção da feira entre possíveis expositores de países europeus e, por agora, detectámos um grande interesse de empresas situadas, principalmente, em França, Inglaterra, Alemanha, Portugal e Itália».

Actividades q.b.

Para os três dias da feira, o grupo Planner elaborou um amplo programa de actividades em que se destacam as três acções: o “II Fórum Global Retail”, a primeira edição dos “Prémios Futurshop” e a exposição temática “Evolução do rótulo durante o século XX. Novas tendências para o século XXI”. O II Fórum Global Retail vai ocupar-se das novas tecnologias aplicadas à distribuição comercial e ao comércio, o marketing promocional do ponto de venda e ferramentas de fidelização, os espaços, interiorismo e arquitectura e equipamento comercial e os novos conceitos de centros comerciais. De realçar que as conferências irão englobar também as experiências comerciais em mercados europeus, especialmente o português.

No caso dos “Prémios Futurshop”, estes irão reconhecer a inovação em quatro categorias: Inovação no interiorismo (“Melhor produto de vitrinismo” e “Maior inovação em mobiliário comercial”), Ferramenta promocional (“Melhor projecto de sinalização e rotulagem”, “Melhor produto de merchandising” e “Melhor PLV”), Novas tecnologias (“Maior inovação em sistemas de pagamento”, “Melhor sistema para o comércio a retalho” e “Maior inovação anti-furto”) e Retalhistas e distribuição (“Melhor serviço de atenção ao cliente” e “Melhor proposta de venda on-line”).

Em paralelo vão ter lugar as VIII Jornadas de Distribuição Comercial em colaboração com várias associações, existindo outras actividades a complementar a feira, caso de encontros profissionais e apresentações comerciais, oferecendo às empresas e profissionais um espaço para a apresentação de projectos e para debate sobre o sector.

De referir ainda que em Espanha e segundo o Instituto Nacional de Estatística espanhol, o sector dos serviços e comércio é líder, com aproximadamente 1,7 milhões de empresas e um volume de vendas a rondar os 761 mil milhões de euros e mais de 6,5 milhões de empregados. Em Portugal, por sua vez e de acordo com os dados da Direcção-geral da Empresa, o retail possui mais de 173 mil empresas, empregando mais de 446 mil pessoas, gerando um volume de vendas próximo dos 52 mil milhões de euros.

Com estes números, os objectivos são claros: «duplicar a superfície bruta de exposição, até dez mil metros quadrados, e o número de expositores, até 210. Ultrapassar os seis mil visitantes e afirmar a imagem como a feira ibérica do comércio a retalho, são alguns dos objectivos da Expo Retail 2006, que pretende constituir uma montra de referência, expondo a maior oferta possível de produtos e serviços aos profissionais do pequeno e médio comércio a retalho», conclui a directora da feira.