Bebidas

Portugal com baixo consumo de café

Por a 24 de Outubro de 2005 as 10:04

O consumo de café per capita em Portugal é um dos mais baixos da Europa. Anualmente, são consumidos dois quilos de café por cada português, valor a que correspondem, em média, 300 bicas, número bastante aquém do verificado nos países nórdicos: 10 kg/ano, em média. Na base desta discrepância, encontra-se uma maior variedade de ocasiões de consumo, verificando-se nestes países, geralmente, um maior consumo de café diluído.

O peso do consumo fora de casa é outro aspecto característico do mercado português, ao representar 80% das vendas. Com um acréscimo de 0,5% a 1%, este segmento tem crescido de forma discreta, ao contrário do consumo doméstico onde o crescimento tem sido na ordem dos 6%.

Em termos de perspectivas futuras, e de acordo com um estudo efectuado pela Globaldrinks, até 2008 o volume total de café consumido em Portugal deverá subir 0,5%, valor superior ao verificado em Itália (0,4%) e Espanha (0.1%). Por outro lado, o mercado francês deverá apresentar decréscimos na ordem dos 1,5%, nos próximos três anos.