Feiras

Panificação em exposição

Por a 19 de Setembro de 2005 as 14:55

ed 161 feiras txt 06

A maior feira do mundo para a indústria panificadora está de volta a Munique, com data marcada para os dias 3 a 9 de Outubro de 2006. A próxima edição da iba aguarda a visita de 85.000 visitantes profissionais de todo o mundo, reunindo cerca de mil expositores oriundos de 40 países, que irão apresentar o que de melhor se faz no mundo da panificação e da confeitaria.

Ao longo de sete dias de Outubro do próximo ano, Munique abre as portas ao que de melhor se faz na indústria panificadora e confeiteira. Organizada pela Zentralverband des Deutschen Bäckerhanderwerks, a edição de 2006 da iba espalhar-se-á por 12 halls (A1-A6, B1-B6) do New Munich Trade Fair Center, exibindo um conjunto bastante alargado de produtos e serviços para as diferentes áreas da indústria. Aos cerca de 85 mil visitantes que se espera que visitem o certame da capital da Baviera, será possível encontrar as mais recentes propostas em fornos de cozedura e acessórios, equipamento para confeitaria, refrigeração, fermentação, tecnologias de ar-condicionado, maquinaria de embalagem, além de novas propostas a nível de ingredientes e soluções para confeitaria. Uma oferta alargada que resulta da presença de, aproximadamente, mil expositores de 40 países, 50 por cento dos quais provenientes fora de portas, que trazem até ao sul da Alemanha as últimas novidades do mercado mundial panificador.

Ponto de encontro privilegiado para todos os profissionais do sector, este certame constitui, igualmente, uma excelente plataforma de contacto com clientes, permitindo, em simultâneo, estabelecer novos contactos, verificar as tendências mais recentes de um mercado em evolução e efectuar investimentos em máquinas, equipamentos e matérias primas. A feira contempla, ainda, no seu programa, um conjunto de actividades paralelas que inclui, por exemplo, degustação de produtos típicos dos diversos países representados no evento, visitas guiadas a diversas unidades do ramo da região bávara, além de actividades de convívio ao final do dia.

Recorde-se, que o pão é actualmente o alimento mais importante do mundo, com aproximadamente 50 por cento da procura de hidratos de carbono e proteínas a ser coberta com produtos de padaria. Somente na Europa ocidental, o consumo per capita de pão aproxima-se dos 60 quilos/ano. Na Alemanha, o sector da panificação e pastelaria movimentou, em 2003, cerca de 12 mil milhões de euros e emprega perto de 283 mil pessoas, figurando entre os 94 ramos de actividades mais importantes do país. A variedade dos produtos, qualidade, frescura e serviços próximos dos consumidores caracterizam as padarias tradicionais que, apesar da feroz concorrência, ainda mantêm uma posição de relevo, com a realidade germânica a situar a sua quota em cerca de 60%.