Distribuição

Biedronka com concorrência

Por a 6 de Setembro de 2005 as 11:27

O gigante alimentar Wal-Mart quer alargar a sua presença no mercado europeu, encontrando-se em análise a entrada em países da Europa Central e de Leste. Lee Scott, CEO da empresa norte-americana, em declarações ao Financial Times adiantou que o grupo está atento a mercados como a Rússia, Hungria e Polónia. País último onde chegou mesmo a avançar com uma proposta de participação no capital da Biedronka, cadeia polaca de “hard-discount” propriedade da Jerónimo Martins, com a intenção de, numa fase posterior, assumir o controlo da totalidade da insígnia. Contudo, o negócio não foi aceite pela empresa portuguesa, pelo que a Wal-Mart (único grande retalhista mundial que não está presente na Polónia) prepara-se para ser concorrente da Biedronka.

Presente na Alemanha e Inglaterra, onde entrou em 1999 por meio de aquisição da Asda, a Wal-Mart (que aposta no crescimento orgânico também por meio de aquisições) tem enfrentado algumas dificuldades no país germânico, fruto da forte presença dos formatos de “hard-discount” locais, casos da Aldi ou do Lidl. No que é referente ao mercado ibérico, a companhia está a avançar com a construção de uma plataforma logística no país vizinho, tendo adquirido para o efeito um terreno de 380 mil m2 próximo de Saragoça, onde vai investir, inicialmente, perto de 30 milhões de euros. Este é, para já, um investimento imobiliário pelo que a empresa deverá arrendar as infra-estruturas a outras empresas.

Entretanto, o Grupo Jerónimo Martins encara a hipótese de cotar a rede de discount Biedronka na Bolsa de Varsóvia. Intenção que foi recentemente anunciada pelo grupo no país de Leste e que tem vindo a ser considerada desde 2003. Em causa estará uma eventual colocação de 20 a 30% do capital da Biedronka, encontrando-se fora de hipótese a dispersão da maioria do capital, situação que encontra paralelo na postura adoptada aquando da entrada do grupo na bolsa lisboeta. A entrada em bolsa permitirá ao grupo, presente no mercado polaco há dez anos, obter um maior apoio ao desenvolvimento da rede de lojas. Recorde-se que desde a sua entrada no mercado polaco, a Jerónimo Martins investiu 375 milhões de euros, considerando, actualmente, a hipótese de investir, até 2007, entre 60 a 80 milhões de euros na expansão da rede.